Batalhão de Bom Jesus está de prontidão para atuar em caso de rebelião
Apesar de o diretor da penitenciária Don Abel Alonso Nunez, Olavo Guerra, garantir que a situação no presídio está sob controle, o 19º Batalhão de Polícia de Bom Jesus está em alerta máximo.
A informação é do Comandante do Batalhão, Major Evandro Gomes. Segundo ele, há possibilidade de conflito no presídio.
Para o Major, essa é uma onda que está se espalhando por vários Estados do Brasil e pode contaminar muitas penitenciárias que abrigam presos de facções criminosas. “A sorte é que aqui só temos membros da facção PCC, não há presos de outras facções rivais,” esclarece.
O alerta é devido ao pequeno número de agentes penitenciários na Don Abel, portanto, todo o efetivo do Batalhão está de prontidão para atuar a qualquer momento.
O Comando de Bom Jesus conta com uma equipe da Força Tática treinada para enfrentar situações de motim ou rebeliões.
Setores dos serviços de Inteligência do próprio governo federal classificaram como tensa a rotina nos presídios em cinco estados brasileiros entre eles o Piauí. Os outros são: Ceará, Sergipe, Mato Grosso e Rondônia.
O Batalhão de Polícia em Bom Jesus conta hoje com aproximadamente cem homens para atender sete municípios: Bom Jesus, Santa Luz, Alvorada do Gurguéia, Currais, Palmeira, Cristino Castro e Redenção. Quando necessário recebe reforço dos batalhões de Corrente e São Raimundo Nonato.
E segurar os caras dentro do presídio? Estão preparados?