“Mapa do crime” em Bom Jesus é divulgado pela PM
O 19º Batalhão de Policia Militar conhece muito bem os gargalos da segurança pública em Bom Jesus.
A Companhia acaba de divulgar um levantamento minucioso das ocorrências criminais registradas nos meses de setembro a dezembro de 2016 no município. Data em que foi implantado o batalhão na cidade.
O “mapa do crime” aponta os bairros Chapadinha, Serra Nova e Consórcio ll como os mais violentos de Bom Jesus. Os três apresentam os maiores índices de criminalidade.
O Chapadinha lidera em ocorrências ligadas ao consumo de drogas/ entorpecentes e violência doméstica. O Serra Nova e Consórcio ll, em ocorrências de furtos a residências. ‘São nas regiões periféricas onde é mais comum esses tipos de crimes”, disse o Major Evandro Gomes, chefe do Comando em Bom Jesus.
O centro da cidade destaca em prisões por porte de arma branca e furto. A apreensão de drogas chegou a 30 kg nesse período de quatro meses.
A apreensão de motos irregulares lidera a estatística, com 37 ocorrências no município em 90 dias. Seguido do crime de violência doméstica com 24 e de furtos a residências com um total de 11.
Outras modalidades criminosas também constam no relatório, como: lesão corporal; dez, e os furtos, porte de arma branca e ameaças somam-se nove cada um.
Furtos de veículos carro/moto foram sete, sendo que todos foram recuperados pela polícia. Homicídios; cinco, tentativa de homicídio; duas, assalto a mão armada; três.
O levantamento mostra que uma série de crimes se repete com frequência nas mesmas regiões da cidade. Os casos de furtos e violência doméstica são exemplos disso.
Para a Sargento Déborah Carvalho, chefe do setor de estatísticas do Batalhão, “se há incidências, não cabe só à polícia ser cobrada, mas também outras esferas que precisam ser cuidadas, como a área social.
“A própria polícia tem programas como o Pelotão Mirim e o PROERD, importantes na formação cidadã de crianças e adolescentes”, argumentou a Sargento.
Com base neste diagnóstico o comandante garantiu que vai intensificar a vigilância em todos os bairros e que serão definidas ações ostensivas, para a prevenção e combate da criminalidade no município.