DestaqueISRAEL GUERRANOTÍCIAS

Coluna Israel Guerra – Vem pra rua você também! Tem pão e circo.

Vestir-se de palhaço é uma das principais fantasias do carnaval

Há tempos a política brasileira tem semelhanças com a romana. Houve uma época em que a maioria dos romanos vivia na extrema pobreza. Diante da situação, o estado criou a política do pão e circo que consistia em dar aos pobres, após sangrentas disputas, um ‘pedaço de pão”.

A “distribuição gratuita de pão” nos leva a lembrar de alguns programas sociais que de tanto mal aplicados, comprometem os cofres do governo e que, ao fim, não se tornam instrumentos importantes para a elevação da cidadania e ao desenvolvimento do país.

De que adianta receber os “bolsas famílias” e chorar o filho morto nos corredores, ou num pobre quarto de um hospital, por falta de atendimento médico? Não ter escola de qualidade? Ou ser mais um a fazer parte nas estatísticas dos desempregados? Ou não ser bem atendido com segurança pública? Com um bom transporte escolar para seu filho? Uma realidade que todos nós sul piauienses conhecemos bem, que faz parte do nosso trivial.

De que adiantam programas que sujeitam as pessoas, que tem como principal fim a motivação eleitoral?

E vamos ao circo! Neste sim! Temos talento de sobra para armá-lo e fazê-lo funcionar.

No picadeiro, palhaços famosos, do principal circo do planalto central fazem gozações e brincadeiras de mal gosto com o dinheiro do povo. O espetáculo da corrupção nunca sai de cena. Sem muito esforço, podemos lembrar de muitas piadas engraçadas da famosa Lava Jato.

Alguns dos artistas já trocaram de cenário e também suas fantasias. Vestem camisas listradas e estão com as cabeças raspadas, ao invés dos tradicionais paletós remendados e perucas coloridas.

Tanto os personagens como os escândalos, fazem a gente morrer de rir.

No palco (TV), se apresentam palhaços, trapezistas, malabaristas, fazendo misérias para escapar do cerco de Sérgio Moro.

Logo que o dia amanhece, é anunciada mais uma grande atração(operação). E começa a chamada dos artistas!! Angorá, Índio, Caju, Gripado, Botafogo, Cerrado, Primo, Feira e outros mais…Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor!! É a segunda chamada para logo mais a noite, a partir das 8:30h.

Está na hora de deixarmos de ser plateia deste espetáculo triste, tirar a fantasia de palhaço e retomar nosso papel de cidadãos que não se sujeitam mais a piadas de mal gosto.

A verdade é que o samba não pode morrer jamais por falta de dinheiro.

Mas falta dinheiro no Brasil, especialmente, na região Sul do Piauí, para resolver milhares de problemas que estão levando nossas crianças a um futuro incerto, falta dinheiro para que os nossos hospitais públicos e postos de saúde possam funcionar de maneira decente, falta dinheiro para saneamento e educação.

O povo precisa se mobilizar, seja na política, enfrentando palhaços espertos, seja no dia a dia, lutando pelos seus direitos. O Vale do Gurguéia precisa mais do que nunca da nossa presença e da nossa participação.

Vem pra rua você também! Tem pão e circo.

*Israel Boaz Lemos Guerra é jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?