Conheça o PROERD/PMPI, um Programa de bons resultados.
Major Elisete Lima –
O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA é uma vertente do policiamento comunitário, implementado sobre o pilar da prevenção.
O PROERD é a adaptação brasileira do D.A.R.E – Drug Abuse Resistence Education, programa americano que se iniciou em Los Angeles e já está, hodiernamente, em mais de 50 países, tornando-se uma bandeira internacional da polícia preventiva.
No Piauí, as atividades proerdianas tiveram início em 2004, com atuação em escolas estaduais, municipais e particulares. E já estamos colhendo resultados positivos, com jovens universitários testemunhando o quanto lhes fora rica a experiência de tornarem-se PROERDIANOS.
Alicerçado sobro o tripé POLÍCIA, ESCOLA e FAMÍLIA, o PROERD atua em 03 (três) faixas etárias: no infantil (PROERD KID’S), no 5º ano e no 7º ano. Em todos esses currículos, são ministradas 10 lições, que abordam os temas “drogas” e “violência”, e, ainda, são trabalhadas a valoração da amizade, o contexto familiar e a responsabilidade de todos na construção de um mundo melhor. Temos, também, o currículo “PAIS”, aguçando nos adultos a percepção da importância de sua presença na vida da criança, como suporte para o seu desenvolvimento saudável.
O PROERD (5º e 7º anos) é aplicado com o auxílio de uma cartilha que contém as 10 lições que serão ministradas às crianças e aos adolescentes, uma por semana, com duração de 50 minutos de instrução. Trata-se de uma disciplina que deve integrar a grade curricular do aluno.
No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura, uma grande festa, e, nessa ocasião, eles recebem o certificado de CRIANÇA PROERDIANA, ou seja, aquela que está capacitada a dizer “NÃO” às drogas e à violência.
Qualquer escola que deseje implementar o programa para seus estudantes deve entrar em contato com a COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROERD, em Teresina-PI, ou através dos seguintes contatos: proerdpi@gmail.com, 86-98851-2025.
PROERD – Nossas Crianças Longe das Drogas
*Major Elisete Lima é Coordenadora Estadual do PROERD-PI. Colunista, escreve semanalmente no Fort Notícias.