DestaqueNOTÍCIAS

São Gonçalo do Gurguéia atrai turistas de vários países

Arara azul é uma das atrações da reserva

  Por Israel Guerra  

“É o primeiro veículo de comunicação do Brasil a fazer uma reportagem aqui”, afirmou, Lourival Machado, proprietário da Reserva Ambiental Paraíso das Araras.

Furo de reportagem – Assim podemos definir esta publicação produzida pelo Portal Fort Notícias.

O turismo no Brasil não se resume apenas à beleza de nossas praias e das grandes capitais. O Portal Fort Notícias, foi ao coração do cerrado piauiense, bem próximo às nascentes do rio Parnaíba e constatou que o turismo na região está crescendo e que o  Sul do Piauí não é só de sofrimento, terra árida e seca.

O pequeno município de São Gonçalo do Gurguéia, localizado no Extremo Sul do Piauí, cravado entre serras, está atraindo turistas de países de todos os continentes. O livro de presença dos visitantes registra assinaturas de várias nacionalidades.

A Reserva Ambiental Paraíso das Araras já faz parte da rota turística de japoneses, norte americanos, australianos, africanos, europeus e sul americanos. Agências de turismo dos Estados Unidos e brasileiras vendem pacotes de viagens que incluem na lista a pequena São Gonçalo, de apenas cinco mil habitantes.

Na rota do município piauiense estão pontos turísticos famosos, como: Pão de Açúcar, Chapada dos Veadeiros, Pantanal Matogrosensse, Serra da Capivara, Chapada Diamantina, Ilha de Fernando de Noronha entre outros.

O ecoturismo no município tem despertado a atenção dos principais veículos de comunicação do mundo, como o jornal americano, “The New York Times”, a famosa rede de televisão britânica, “BBC de Londres” e a sua sucursal nos Estados Unidos.

Equipes de jornalismo destes veículos já estiveram no local e produziram reportagens especiais que foram exibidas para o mundo. O repórter da rede Globo de Televisão, Francisco José, já agendou para o próximo mês de maio uma visita à Reserva, onde vai gravar para o programa Globo Repórter.

Ocupando uma área de 860 hectares, a 12 km do centro da cidade, o paraíso reúne vários tipos de animais como arara azul (preta), vermelha, amarela, lobo guará, macacos, gambá e pássaros de diferentes espécies. Esses animais são protegidos de caçadores pelos ambientalistas Lourival Machado e seu filho, Lourivan Gonçalves.

Lourivan já morou no pantanal matogrosesse onde participou como coadjuvante (capturador e adestrador de animais) no filme Anaconda, produzido pelo diretor/ator Richard Rasmussen.

Os pesquisadores espanhóis Manuel Jesús de La Riva e Fernando Hiraldo, da Estação Biológica em Sevilla na Espanha, visitam anualmente o parque realizando pesquisas com as araras azuis.

A bióloga Edilene Gonçalves Nobre, formada pela Universidade Estadual do Piauí, já fez pesquisa sobre a impressão digital das araras azuis. Seu trabalho foi publicado numa das mais renomadas revistas do gênero; a americana Psittas Scene.

As araras azuis de São Gonçalo tem sido o foco principal de fotógrafos internacionais, que registram imagens inéditas, que são vendidas para revistas científicas, editoras e sites jornalísticos.

“Alguns turistas chegam a chorar ao apreciar as belezas naturais daqui. Eles emocionam com a exuberância das matas e dos animais. A maioria vem observar, fotografar e filmar”, conta o guia turístico Lourivan.

Os visitantes apreciam as árvores, os imponentes buritizais, o gorjear dos pássaros; à noite, encantam com o céu estrelado, além do silêncio ensurdecedor da mata.

A alta temporada é entre os meses de maio a dezembro, período de estiagem na região. Nessa época do ano o alimento fica mais escasso e os animais procuram a reserva para se alimentar. “Aqui temos o coco catolé, coco piaçaba, marmelada, buriti e outras frutas nativas que servem de alimento”, explicou, a bióloga Edilene Gonçalves.

As araras são atraídas pelos cocos,  abundante no parque. Elas retiram a amêndoa cortando facilmente, com o bico,  a casca que é muito dura.

Centenas de araras azuis dão o tom celeste no chão, bem próximo do observatório, de onde são disparados milhares de flashes de câmeras de alta tecnologia, que são os ‘olhos do mundo”.

Para chegar ao observatório o visitante tem que andar sutilmente, por um túnel de quase dois quilômetros, coberto com a do palha do coqueiro nativo na região.

“A gente que é daqui muitas vezes não dá valor para essa riqueza natural que temos e que pode ser explorada economicamente também”, disse Leilda Gonçalves, guia turística, residente em São Gonçalo do Gurguéia.

Infraestrutura –  O local dispõe de oito quiosques, decorados com a vegetação do cerrado, camas de casal, banheiro e um poço artesiano. Em uma casa ao lado são feitas as refeições e servidas numa grande mesa feita com madeira de lei, debaixo de uma palhoça. Dois automóveis Toyota bandeirante com assentos adaptados levam os visitantes aos pontos de visitas mais distantes.

Contato guia turístico: 89 99910-1844

ASSISTA AOS VÍDEOS:

12 comentários sobre “São Gonçalo do Gurguéia atrai turistas de vários países

  • Parabéns pela reportagem, pena que o nosso governo não dá incentivo algum. Assim como na Serra da Capivara.

    Resposta
    • Riqueza da natureza! Um turismo sustentável poderá trazer recursos, emprego e incremento econômico para o sul do Piauí…para isso, precisamos de instrução, preparo e capacitação! E acima de tudo preservação da natureza. Isso exige políticas públicas e consciência! É possível! Sou do estado de São Paulo, mas tenho minhas origens e familiares em Parnaguá e região!!! Adoro esse lugar!!!

      Resposta
  • Verdadeiramente um furo de reportagem, moro em corrente a quase dez anos e ainda não sabia que havia esta riqueza tão perto de casa.
    Vou conhecer.
    Parabéns a fort notícias.

    Resposta
  • Bom dia. Parabéns pela ótima reportagem. Porém, faltou o contato telefônico ou email do Parque.

    Resposta
  • Conheço a região quando passei 6 meses como tecnico contratado do Senar, e assistia um apicultor que tinha caixas no Parque. Precisa de apoio do governo federal e estadual para divulgação desse turismo ecológico que temos no Piauí.

    Resposta
  • Interessantíssimo!!!
    Vou conhecer em breve.
    Ótima reportagem. Aqui em Barreiras do Piauí também tem riquezas como está!

    Resposta
  • Muito boa reportagem, moro muitos anos em Corrente e não conhecia essa beleza. Tenho colegas de São Gonçalo e não sabia que existia tanta beleza escondida. A população dá cidade devia divulgar essa natureza exuberante e o governo tanto federal quanto estadual deviam se preocupar mais em incentivar pra que possa ser preservado.

    Resposta
  • Dianapaula Mascarenhas Maximo Guerra

    Tudo muito lindo e bem cuidado. Bela reserva

    Resposta
  • Não sou reporta mais faria tudo para conhecer eu amo lugar assim com uma linda riqueza natural só de ouvir o barulho dos pássaros já mim contentava kkkkkkkk tudo muito lindo amei parabéns pela conservação da natureza

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?