Prefeitura de Avelino Lopes discute criação de consórcio com municípios da Bahia e do Piauí
Por Israel Guerra –
A prefeitura de Avelino Lopes está discutindo com os municípios vizinhos, dos estados da Bahia e Piauí, a criação do Consórcio de Desenvolvimento da Microrregião de Fronteira entre os dois Estados.
O objetivo é trabalhar de forma integrada e participativa, buscando o desenvolvimento com a união de forças numa só direção.
A ideia já foi discutida no 1º Encontro de Prefeitos da Microrregião, que aconteceu no último dia 30 de abril, na localidade Nova Holanda, município de Pilão Arcado-BA. Participam do consórcio os municípios de Avelino Lopes, Buritirama, Morro Cabeça no Tempo, Júlio Borges, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.
Entre as propostas em debate estão a criação de uma agência da Caixa Econômica Federal em Avelino, as ligações da cidade de Avelino a Buritima-BA via localidade Dionizinho, a Pilão Arcado via localidade Nova Holanda, a Campo Alegre via Morro Cabeça no Tempo. Além de ações nas áreas da saúde e educação.
A integração destes municípios através do consórcio vai fomentar o desenvolvimento em vários setores.
“Temos uma região de grande potencial econômico, um comércio forte que precisa de mais investimentos governamentais”, disse o padre Aristides Medeiros, secretário de governo de Avelino Lopes, um dos entusiastas da ideia.
Para o vereador Manin (PP) Avelino Lopes, essa união vai acelerar o progresso em áreas estratégicas como educação, saúde e infraestrutura. “Vamos dar um salto no desenvolvimento. Sem dúvida vamos melhorar nossos indicadores sociais”, explicou o vereador.
O segundo encontro já tem data marcada. Será próximo dia 13/05, na cidade de Buritirama e vai contar com a presença de seis prefeitos da região, o vice-governador, dois deputados estaduais e um deputado federal do Estado da Bahia e a participação da sociedade da microrregião.