Corrente – Obras da barragem de Atalaia serão reiniciadas
As obras estão paralisadas desde o ano de 2013
O Governo do Piauí através do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí, (IDEP), vai reiniciar as obras da barragem de Atalaia no município de Corrente e Sebastião Barros.
A assinatura da ordem de serviços aconteceu na audiência pública realizada em Corrente, neste último sábado 10/06, na Câmara Municipal.
A construtora Jurema, responsável pela construção já está montando os novos canteiros de obras aos arredores da barragem, levando máquinas, equipamentos e fazendo a contratação de funcionários.
Com um orçamento de 60 milhões de reais a barragem já tem cerca de 75% das obras concluídas restando apenas 25% para a conclusão. As obras estão paralisadas desde o ano de 2013.
Nesta nova etapa serão investidos cerca de 6 milhões de reais para a construção de dois assentamentos para atender aos moradores da área atingida. Um no município de Sebastião Barros e outro em Corrente. A previsão é que o processo de desapropriação seja concluído até o final deste ano.
Segundo o diretor do IDEPI, Magela Barros Aguiar, “esta é uma obra de grande relevância para a região que vem sofrendo com a escassez de água nos últimos anos. O açude está localizado numa região estratégica, onde a agricultura familiar e a pecuária são as principais atividades econômicas”, explicou.
Quando estiver pronto, o reservatório terá capacidade para armazenar 220 milhões de metros cúbicos de água e será um dos maiores do Estado.
Estiveram presentes na audiência o deputado estadual Fernando Monteiro, o ex-prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti, o prefeito de Sebastião Barros, Onélio lobato, vereadores de Corrente, Sebastião Barros e representantes da Construtora Jurema.