Começa em Bom Jesus o maior festival de quadrilhas do Gurguéia
O “São João do Vale do Gurguéia”. É com este tema que a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bom Jesus-PI, deu início, na noite de ontem 21/07, ao maior festival junino da região do Extremo Sul do Piauí.
A alegria e o ambiente multicolorido deram o tom aos mais variados ritmos de forró apresentados no maior arraiá do Vale do Gurguéia.
A decoração da “cidade junina” e a grande estrutura montada na praça da Catedral, no centro da cidade, atraiu forrozeiros e visitantes de toda a microrregião. Uma grande arquibancada foi montada para oferecer mais comodidade ao público.
As quadrilhas das escolas municipais apresentaram a cultura nordestina através da dança e da música. Cada escola contava um pouco da história de vida do sertanejo. Luís Gonzaga, o rei do Baião, foi homenageado.
Nas barracas os visitantes podem apreciar as comidas típicas do Piauí e do Nordeste, além do artesanato regional.
O prefeito Marcos Elvas, disse está impressionado com a grandeza do evento. “Foi muito além da minha expectativa. Maria Isabel (Bebel), secretária municipal de Cultura e sua equipe estão de parabéns. Um festival que vai marcar nossa administração”, explicou.
Para Bebel “o festival é o resultado de um trabalho feito com dedicação e entusiasmo. Nossa equipe trabalhou para resgatar a cultura do povo desta região. A quadrilha é um marco cultural muito forte”.
A festa segue até o próximo dia 24/07 aquecendo a economia local com o comércio na praça, apresentações, shows, músicas e alegria no arraiá.
Cultura é a identidade de um povo. Isso ninguém tira. O grande trunfo do brasileiro e sua alegria, sua capacidade de reinventar a vida. Somos miscigenados e por isso uma infinidade de formas culturais nos faz revigorar a cada manifestação. Lindas e únicas, cada qual com suas belezas bem peculiares. Ainda estamos de pé e nossa cultura é prova disso. Se liga Brasil, eu sou brasileiro (refrao da música do chiclete)