Sebrae auxilia produtores de grãos de Nova Santa Rosa, em Uruçuí.
Com custos de produção cada vez mais elevados e com margens mais apertadas, produtores de grãos do extremo sul do Piauí recorreram ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em busca de consultoria que pudesse auxiliá-los na melhoria da gestão dos negócios rurais, favorecendo a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos.
Atendendo à demanda desses produtores, o Sebrae no Piauí realizou, este mês, uma consultoria de imersão em Gestão Rural, beneficiando os proprietários e colaboradores de fazendas de Nova Santa Rosa, distrito localizado em Uruçuí, município distante 453 quilômetros ao sul de Teresina.
“A demanda pela consultoria surgiu após a realização de uma palestra sobre Gestão de Empreendimentos do Agronegócio, realizada durante a 10ª Exposoja, em Nova Santa Rosa. Na ocasião, foi tratado sobre a importância de se gerenciar uma empresa rural, bem como apresentadas ferramentas que podem ser utilizadas para este fim”, informa o gerente do Escritório Regional do Sebrae em Bom Jesus, Kássio Castelo Branco.
Ainda segundo Castelo Branco, a consultoria foi focada na melhoria da gestão dos empreendimentos, nos quais é praticada a agricultura em larga escala, com a utilização de tecnologia e insumos de alta performance. “A ideia é que conhecendo e aplicando corretamente as ferramentas de gestão, os produtores consigam fazer uma análise mais apurada dos resultados de cada safra, calculando corretamente os custos de produção e estruturando a parte de registro das operações físicas e financeiras. Com as informações bem detalhadas será possível tomar decisões mais acertadas e avançar mesmo no atual cenário econômico”, declara.
A consultoria de imersão foi a segunda parte do trabalho realizado por consultores do Sebrae no Piauí. Foram duas semanas nas quais foram apresentados materiais de gestão financeira, contabilidade rural, indicadores de resultado, estudos de caso, projeções e análise de projetos agropecuários, montagem de orçamentos e custos de produção.
“Essa consultoria foi bastante proveitosa para todos os participantes. Hoje, temos outra visão dos negócios e mais condições para planejar as safras. Os custos de produção estão cada vez maiores e as margens mais apertadas. Só com uma boa gestão garantiremos a sustentabilidade econômica na nossa atividade”, declara o produtor Ari Stringhini, proprietário da Fazenda Stringhini.
Outro produtor que participou da consultoria foi Elson Kulser, da Fazenda Campo Verde. “Foram dias intensos de trabalho, mas que valeram muito a pena. Agora nos sentimos mais seguros nas tomadas de decisões, o que facilitará o dia a dia na fazenda. Aprendemos os fundamentos gerenciais, a importância da contabilidade rural, fluxo de caixa, planejamento, organização, entre outras habilidades. Com tantas tecnologias disponíveis, o conhecimento talvez seja o mais importante. Gestor com conhecimento faz a diferença”, destaca.
Antes da consultoria de imersão, consultores do Sebrae visitaram as fazendas para fazer um diagnóstico e conhecer de perto a realidade desses empreendimentos. Nessa primeira fase, observou-se a estrutura de cada unidade rural, desde a organização até a gestão financeira. Foi também uma etapa de sensibilização dos proprietários quanto à importância da utilização de planilhas gerenciais.
Após esse primeiro momento e levando em consideração as particularidades observadas nas fazendas, bem como as necessidades dos produtores, os consultores elaboraram um material específico para a fase de imersão.
AS CONSULTORIAS DO SEBRAE
Somente este ano, o Sebrae no Piauí já realizou cerca de 42 mil horas de consultorias. A instituição também promoveu quase 1,4 mil eventos de capacitação, entre cursos, oficinas, palestras e seminários, atendendo mais de 37 mil empresários, empreendedores e produtores rurais de todo o Estado.
As consultorias realizadas pelo Sebrae são focadas em áreas como gestão, finanças, recursos humanos, produção, inovação tecnológica, entre outros setores, atendendo a demandas específicas. O plano de trabalho é definido por consultores especializados, levando em consideração a complexidade de cada problema a ser resolvido.
Para receber o atendimento de um consultor, os interessados devem procurar a instituição. No primeiro momento, são realizadas duas horas de consultoria gratuitas. Nesse pré-atendimento, o profissional credenciado ao Sebrae tenta identificar os problemas enfrentados no dia a dia do empreendimento, e caso não seja possível nesse intervalo de tempo, oferece serviços para elaboração de um diagnóstico.
A consultoria para elaboração do diagnóstico tem duração de 16 horas. Inicialmente é feita uma análise da situação da empresa, para que sejam apontadas as oportunidades de melhoria. O resultado do diagnóstico é apresentado ao empresário, que decide se quer ou não implementar as soluções sugeridas pelo consultor.
Depois de identificadas as necessidades, o empresário pode optar por contratar uma consultoria mais específica. É quando o Sebrae seleciona, no seu banco de dados, o profissional mais indicado para esse trabalho, de acordo com a especialidade exigida.
“As consultorias do Sebrae tem gerado impacto muito positivo nas empresas. Por meio do diagnóstico geral é possível visualizar oportunidades de crescimento. O plano de trabalho é elaborado com base nessas observações. Um bom trabalho pode mudar completamente a realidade de um empreendimento”, comenta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Para conhecer mais sobre os projetos e ações do Sebrae, os interessados devem procurar os escritórios regionais da instituição, localizados em Teresina, Piripiri, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Floriano.