Coluna Fabriciano Corado – Descobrindo o Brasil no século 21
* Fabriciano Corado (Fafá)
A muito tempo navegando nas ondas tempestuosas da política e economia nacional, nós, cidadãos comuns, da proa de um navio chamado Brasil, começamos a nos descobrir!.
Descobrimos que mesmo vivendo essa desesperança política diária, encontramos pontos positivos para continuar tendo a esperança de dias melhores.
Descobrimos que mesmo diante de uma situação política e econômica que nos atormenta, ainda existem pessoas centradas, que pensam o Brasil, o país… e lamentavelmente outras que pensam pessoas e partidos…
Descobrimos que existem meios de manter a ordem, mesmo diante de elementos que se acham acima dela.
Descobrimos que sempre que delegamos a outros, a culpa a nós atribuída por total desconhecimento do que se passava ao nosso lado, e que era de nossa responsabilidade zelar pelo coletivo, ou existe falta de visão ou ausência de seriedade.
Descobrimos que sempre que levantamos a desobediência civil, desconsiderando a ordem vigente e a democracia, damos aos nossos filhos e ao povo, o exemplo inequívoco de como não se deve proceder e que caminho não se deve seguir…
Descobrimos que se mesmo assim, continuamos contra a ordem vigente, à paz e ao bem coletivo, certamente devemos ser submetidos às leis que ordenam o país para não sermos ou não causarmos problemas para os demais.
Descobrimos que se ainda a conduta for de confusão e destruição da ordem, família e sociedade, e contrário a quem está buscando sua promoção, devemos repensar a convivência de atores assim com os demais, em respeito a todo o bem comum e a ordem conquistada a duras penas nestes 518 anos…
Como diz o poeta pernambucano Chico Filho:
“Ao infrator, a lei!
Ao desobediente, a polícia!
Ao louco, o psiquiatra!
Ao terrorista, a reclusão!
Aos tolos, a lucidez da maioria!”
Descubramos, portanto o Brasil na Constituição de 1988: Capítulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Art. 5º Todos são iguais perante a lei…
Deus, salve esta nação!
Jesus conosco!
* Fabriciano Corado (Fafá) é agrônomo, colunista do Portal Fort Notícias.
Graduado em Engenharia Agrícola – Universidade Federal de Goiás – UFG; Especialização em Agronegócio e Meio Ambiente – Universidade Estadual do Piauí – UESPI; Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas – Universidade Federal do Piauí – UFPI; Preside a Associação Ambiental e Controle da Desertificação de Gilbués – ONG SOS Gilbués.