Gilbués prepara grande festa para certificação de comunidades quilombolas
Por Israel Guerra
Evento valoriza população negra
A Prefeitura de Gilbués prepara uma grande festa para recepcionar os representantes da Fundação Cultural Palmares (órgão ligado ao Ministério da Cultura) em Brasília. Já está confirmada a presença de Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação.
Será um grande evento, dia 20 de março, quando serão certificadas como quilombolas as comunidades Compra Fiado e Marmelada, município de Gilbués; e Parentina, na vizinha Barreiras do Piauí. Estas comunidades remanescentes dos quilombos, ainda hoje, preservam fortes traços culturais da cultura negra.
Segundo o prefeito Léo Matos, a certificação tem como objetivo a valorização da cidadania da raça negra e alocar recursos para investimentos nestas localidades. “Temos o dever de oferecer melhor qualidade de vida para esse povo descendentes de escravos que ajudaram na construção do país”, destacou o prefeito.
Quilombolas são descendentes de africanos escravizados que mantêm tradições culturais, de subsistência e religiosas ao longo dos séculos.
Uma das funções da Fundação Cultural Palmares é formalizar a existência destas comunidades, assessorá-las juridicamente e desenvolver projetos, programas e políticas públicas de acesso à cidadania.