CNBB emite nota de pesar pela morte do bispo Dom Ramóm
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu nota de pesar pela morte do bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramóm Lópes Lozada. Na nota, o Bispo auxiliar de Brasília, Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, diz que foi com tristeza que recebeu a notícia da morte de Dom Ramóm.
“Dom Ramón deixa um legado de homem de fé, dedicado ao povo e corajoso anunciador do Evangelho de Cristo”, escreveu Steiner.
O corpo de Dom Ramóm está sendo velado na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus-PI, onde acontece missas de corpo presente a cada duas horas até o momento do sepultamento que está marcado para as 16:h de amanhã, 1º de maio. Confira a nota emitida pela CNBB.
Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Ramón Lopez Carrozas
Brasília, 28 de abril de 2018
Prezado Irmão, dom Marcos Antônio Tavoni.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com tristeza, a notícia do falecimento de dom Ramón Lopez Carrozas, ocorrido na manhã de hoje, em Teresina (PI). Apresentamos nossas orações e cumprimentos ao senhor, aos familiares do bispo emérito, aos irmãos de sua congregação religiosa, ao clero e as comunidades da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.
O falecimento de um irmão nos recorda a necessidade termos os olhos fixos em Jesus. Nos consolamos com suas palavras: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (Jo 11,25-26)”.
Dom Ramón deixa um legado de homem de fé, dedicado ao povo e corajoso anunciador do Evangelho de Cristo. Ajudam-nos, neste momento, as palavras de Papa Francisco durante a oração do Angelus, em agosto de 2015: “Jesus nos recorda que o verdadeiro significado da nossa existência terrena está na eternidade e que a história humana com os seus sofrimentos e suas alegrias devem ser vistas em um horizonte de eternidade, isto é, naquele horizonte do encontro definitivo com Ele”.
O lema episcopal de dom Ramón “Servire non serviri” (servir e não ser servido) é uma advertência do Evangelho que nos diz respeito a todos e nos mostra seu profundo propósito de seguir a Jesus Cristo assumindo sua missão com todas as consequências. Sua caminhada no serviço episcopal expressa o sentido dessa expressão na missão da Igreja.
Em Cristo,
Dom Leonardo Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-geral da CNBB