Obras e ações marcam os 24 anos de emancipação da cidade de Currais
O dia 12 de dezembro 2018 ficará marcado para sempre nos anais da história política do município de Currais. Unidos, a Prefeitura e o povo curralense organizaram uma das mais belas programações para festejar os 24 anos de emancipação da cidade.
Logo ao amanhecer, a população lotou a igreja católica para receber as bênçãos e agradecer a Deus pelas vitórias conquistadas. Após a missa o povo seguiu para o pavilhão de eventos onde estavam os stands de várias secretarias municipais: Educação, Meio Ambiente, Saúde, Ação Social e Agricultura. Cada pasta mostrando suas realizações, que juntas, demostravam as conquistas e o desenvolvimento alcançados até hoje.
Foi realizado o corte do bolo e apresentado pela secretária da Câmara, Lilian Rodrigues, o Projeto de Lei que institui a bandeira e o hino do município, e um resumo da história do surgimento de Currais. A professora Maria do Socorro Rodrigues, leu o texto de autoria do professor Miguel Medeiros, que relata desde o XIX, com a chegada dos primeiros habitantes criadores de gado, que construíram vários currais, de onde originou o nome da cidade, aos dias atuais, lembrando todos os prefeitos e presidentes da Câmara Municipal.
A Gerência Municipal de Comunicação entregou ao público um jornal da Prefeitura, que traz em suas páginas o conjunto de obras e ações da atual administração.
O prefeito Raimundo Santos fez a entrega de uma ambulância nova para a Secretaria de Saúde e de um trator agrícola para a Secretaria de Agricultura.
Foram apresentados os símbolos oficiais do município: o hino e a bandeira, e prestadas homenagens aos autores Jesy Rodrigues (Hino) e Márcio Renê, da Bandeira.
O Hino e a Bandeira são figuras simbólicas, que representam a identidade do município, a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte e religião.
Em seguida, aconteceu as inaugurações do Centro Cultural Julia Rodrigues; da Academia Popular Josué de Sousa Santos e da quadra de areia Raylanderson Sousa, todos cidadãos curralenses homenageados (in memorian), que contribuíram para o progresso da cidade.
No Centro Cultural, o grupo de xaxado da Junina Asa Branca, encantou o público com uma bela apresentação da dança do rei do cangaço – Lampião e Maria Bonita, com chapéus cravejados, roupas coloridas, sandálias de couro e passos ritmados ao som do forró, emocionou o público presente.
Na inauguração da academia a imagem marcante era a convivência harmônica entre crianças e idosos, dividindo o espaço e praticando exercícios físicos nos aparelhos modernos que despertavam a atenção da criançada.
Durante toda a programação o prefeito Raimundo Santos esteve acompanhado pelo ex-prefeito de Bom Jesus, Alcindo Piauilino, que representou o deputado estadual, Fábio Novo, que disponibilizou emendas parlamentares para a construção do Centro Cultural e da Academia Popular. Duas obras importantes que transformaram o visual do centro da cidade.
A tarde, aconteceu a tradicional corrida de prado contemplando a participação dos vaqueiros, e as partidas de futebol, finais da Copa do Prefeito.
A noite, um grande baile dançante ao som da Banda Arreio de Ouro encerrou as festividades, que teve como marca principal a alegria estampada no rosto de cada cidadão curralense.