Coluna Israel Guerra – A posse de Bolsonaro nas lentes do Fort Notícas
* Israel Guerra
A vinda a Brasília para acompanhar a posse do presidente Jair Bolsonaro, ocorrida neste 1º dia de 2019, foi uma experiência marcante para mim como jornalista – editor do Portal Fort Notícias, com atuação no Extremo Sul do Piauí.
Pude testemunhar uma das maiores manifestações democráticas e políticas da história do Brasil. O centro do poder do país (Esplanada dos Ministérios), ficou pequeno para acomodar os jovens, adultos e crianças que queriam fazer parte desta história.
Pelos sotaques ou através dos cartazes e faixas era fácil identificar as caravanas que vieram de diferentes estados do país.
O aparato de segurança não deixava a gente avançar para aproximar dos acontecimentos. Alguns passos à frente; e logo deparávamos com uma revista policial. Etapa vencida! Numa demostração de como o brasileiro é forte e determinado a vencer as barreiras do dia-a-dia.
Mesmo assim, o povo marchava em frente, em longas filas, educadamente, para se posicionar em frente ao Congresso Nacional e ao Palácio da Alvorada para verem de perto a transição presidencial.
No grande pátio, aglomerados, sob o sol, o povo gritava em voz uníssona os bordões: “Eu vim de graça”; “O capitão chegou”; “Nossa bandeira, jamais será vermelha”; “Mito, mito”; dentre outros, que ovacionavam o novo presidente.
A emoção transbordou em cada semblante no momento em que o ex-presidente Michel Temer passou a faixa presidencial para o presidente Bolsonaro. A alegria, o choro e a vibração frenética era marca da esperança de cada cidadão por um Brasil melhor para todos.
Excelente reportagem!! Fiquei orgulhoso do amigo!