Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
Por Israel Guerra
Há séculos, a singela casa de taipa é uma moradia tradicional na região Nordeste. Mas não estamos falando do passado. O ano é 2019.
No município de Barreiras do Piauí, a escola do ensino fundamental, João Cassiano, (1º ao 5º ano – multisseriada), funciona num casebre de palha em péssimas condições.
“O colégio” fica localizado na comunidade Várzeas, distante 15 quilômetros do centro da cidade.
A situação é a pior possível. Paredes feitas de barro, cobertura de palha, sem banheiros, chão de barro batido, não há energia elétrica; água, só no pote. As crianças fazem as necessidades fisiológicas ao ar livre, um desrespeito aos estudantes e aos profissionais da educação.
Uma triste realidade que retrata o descaso do poder público com a área da educação. As crianças são colocadas em um local de risco, podendo ser picadas por animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. Um ambiente desumano.
Desde o ano passado o jornalista Israel Guerra – Portal Fort Notícias, vem mostrando a falta de investimentos em políticas públicas na região Extremo Sul do Piauí. Áreas estratégicas como saúde e educação, são relegadas pelo poder público.
A situação precária da educação no município foi vista semana passada, pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Divisão de Fiscalização da Educação – que estiveram em 11 municípios e constataram escolas em situações adversas e carros utilizados para o transporte escolar, completamente sucateados.
“O que me chamou atenção foi que a escola não tem banheiros e, segundo o vizinho, proprietário do imóvel, este recebe R$ 250,00 mensais da prefeitura para locá-lo”, disse, Emílio Assunção, auditor da Divisão de Fiscalização da Educação.
O TCE-PI recebeu denúncias envolvendo 66 cidades no Piauí. Nesses municípios, as escolas estariam funcionando de forma irregular, sem autorização do Concelho Estadual de Educação. De acordo com o órgão, são cerca de 97 mil alunos, que correm o risco de concluir os estudos e não receberem o certificado de conclusão.
Barreiras do Piauí é o único município descredenciado do Sistema de Ensino do Estado do Piauí.
Os ladroes tomarao de conta do nosso Brasil (eles estao dentro do congresso),por isso o dinheiro publico esta encolhendo e ficando nas maos desses corruptos malditos…o juizo de Deus virá sobre esses iniquos.
Isso é um fato absurdo e vergonhoso para o gestor Municipal e principalmente, para aqueles que deveriam ser os notáveis fiscais do povo: VEREADORES.
Sim, mas cadê a atuação dos vereadores do município?
PORQUE demorou tanto tempo para denunciar esse fato GRITANTE?
AH, TA As vésperas de nova eleição, e agora vão mostrar pra população que estão atuantes!?