Prédio de UBS em Redenção do Gurguéia é exemplo de má gestão
Por Israel Guerra
Cinco anos após o início de sua construção, a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Santo Antônio, em Redenção do Gurguéia-PI, continua abandonada.
Esta UBS é um exemplo da má gestão do dinheiro público, empregado em prédios que nunca foram concluídos e encontram-se abandonados às vistas da sociedade da região do Extremo Sul do Piauí.
O jornalista Israel Guerra – Portal Fort Notícias, está abordando o assunto sobre o sucateamento da saúde na região desde o ano passado.
A construção da UBS teve início em 2014, com prazo de 180 dias para a conclusão da obra. Faltando apenas o acabamento, os trabalhos foram interrompidos e apesar de muito tempo ter passado, a situação só piorou, continua tudo abandonado, sem nenhum sinal de avanço.
Um grande prédio, está cheio de fezes humanas, invadido pelo mato, servindo apenas de esconderijo para vândalos e usuários de drogas. Um problema para os moradores vizinhos.
Se estivesse pronta a UBS estaria beneficiando a população da cidade, que poderia receber atendimento básico de forma gratuita: consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos e fornecimento de medicamentos básicos.
Localizada num bairro afastado do centro, ajudaria desafogar o único hospital da cidade, pois grande parte dos atendimentos realizados em Redenção são feitos nas UBSs.
Segundo o vereador Ampario Gil, líder da oposição na Câmara Municipal, a atual gestão, até o momento, não tem demonstrado interesse de concluir a obra. “Uma pena que nosso povo sofre sem a devida atenção na área da saúde. O pobre é quem paga o preço mais alto”, disse o vereador.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Edizon Ribeiro, a obra está judicializada, aguardando uma posição da Justiça. “Um grande obra que se estivesse funcionando ajudaria nossa população. Aqui são realizados cerca de 3 mil atendimentos por mês nos postos de saúde”, explicou o secretário.