DestaqueNOTÍCIAS

Taxa de analfabetismo do Piauí é a segunda pior do país

A taxa de analfabetismo do Piauí é a segunda pior do país, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, 17,2% da população piauiense, acima de 15 anos, não consegue escrever um bilhete simples, como “Maria vai ao mercado” – e que por isso é considerada analfabeta.

A taxa do país é bem inferior, de 7,2%. A pior taxa brasileira é do Alagoas (19,4%). Em seguida vem o Piauí (17,2%), seguido do Maranhão (16,7%) e a Paraíba (16,3%).  Com menor taxa está o Distrito Federal, onde 2,6% da população é considerada analfabeta.

 

A taxa do Nordeste é também a pior entre as regiões: 14,8%.

No país, a maior taxa compreende a população de pretos ou pardos, com mais de 60 anos de idade: 30,7%. A menor taxa concentra a população branca, de 15 anos ou mais: 4,2%.

A meta do governo federal era chegar a 2016 com uma taxa de analfabetismo de 6,5% no país, mas infelizmente o número não foi cumprido. Em longo prazo, a meta é erradicar o analfabetismo até 2024.

A meta nacional é chegar a 2024 com uma média de 12 anos de estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?