CORRENTEDestaqueNOTÍCIAS

Câmara de Corrente presta homenagem aos irmãos Dr. Hélio e Dalton Paranaguá

Por Israel Guerra

A Câmara Municipal de Corrente realizou uma Sessão Solene na manhã desta sexta-feira (19/07), no Parque de Exposições Governador Alberto Silva, durante a 44ª Expocorrente, para homenagear os irmãos correntinos Hélio F. Nogueira Paranaguá e Dalton Paranaguá.

Os dois foram agraciados com a Comenda Marquês de Paranaguá, instituída pelo poder Legislativo Municipal. Eles receberam a Comenda pelos relevantes serviços à sociedade correntina no incentivo e desenvolvimento da pecuária e na área da educação no município de Corrente.

O presidente da Câmara João Antônio Nogueira Filho (Toni), autor do Projeto de Lei que concede a Comenda, falou da trajetória dos agropecuaristas, desde a década de 60 trazendo os primeiros animais da raça zebu de Uberaba-MG, para a cidade de Corrente no sul do Piauí.

Toni falou das dificuldades que Dr. Hélio enfrentou no transporte do gado pelo rio São Francisco em grandes embarcações (balsas), e em lombo de cavalo, enfrentando e vencendo muitos desafios.

O vereador destacou também a participação de Dr. Hélio na Expozebu, maior Feira Pecuária do Brasil, que acontece em Uberaba anualmente e a sua influência no desenvolvimento da pecuária no Estado do Piauí, especialmente na região Extremo Sul, na cidade de Corrente.

O homenageado, tomado pela emoção, disse que tudo que fez foi por incentivo e apoio de seu irmão Dalton Paranaguá, um visionário que amava a sua terra; Piauí.

Dr. Hélio agradeceu aos vereadores de Corrente pela Comenda. “Expresso minha gratidão pela homenagem que muito me honra” pontou.

Com a voz embargada, Guiomar Nogueira, que representou o irmão Dalton Paranaguá (in memoria), leu uma breve biografia do homenageado que foi prefeito de Londrina no Estado do Paraná e destacou o amor do médico Dalton Paranaguá, pela medicina e pela sua cidade natal, Corrente-PI.

A vereadora Naira Nogueira disse que Dr. Hélio foi um ‘paizão’. “Agradeço pelo que sou hoje, os seus ensinamentos nos fez cidadãos e cidadãs. O que seria de nós se não fosse a palmatória de Dr. Hélio. Uma referência ao educador, que foi diretor do Colégio Instituto Batista Correntino, berço da educação no sul do Piauí e oeste da Bahia.

O vereador Luis Augusto Louzeiro disse que a influência de Dr. Hélio vai muito além da pecuária e educação; passando pelo social e esporte.

O vereador Raimundo Augusto (Gutão), fez o agradecimento em nome de sua família, lembrando que a sua tia Maria Luiza (Biiza), seu pai Florinaldo Vieira e seus irmãos receberam apoio na formação como cidadãos e no alicerce da família.

O ex-diretor do Instituto Batista, Araújo Nogueira (Araujinho), enfatizou: “Dr. Hélio fez muito por mim e pela minha geração”.

Os atuais diretores do IBC Paulo Rogério e Maria de Lourdes Castro ag

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?