Parnaguá e Corrente possuem os maiores rebanhos bovinos do Piauí
Maiores rebanhos estão na região Extremo Sul do Piauí, segundo IBGE
Em 2018 o Piauí encerrou o ano com um efetivo de rebanho bovino da ordem de 1,46 milhão de unidades, o equivalente a cerca de 0,69% do total do país, o que coloca o Estado na 19a. posição dentre as unidades da Federação.
O município do Piauí com o maior efetivo bovino em 2018 foi Parnaguá, que contava com 42.739 cabeças, 2,92% do total do Estado, seguido de Corrente, com 30.258 cabeças, o equivalente a 2,07% do total.
O maior efetivo bovino do país estava no Estado do Mato Grosso, que detinha 30,19 milhões de unidades, representando 14,14% do total.
Numa série histórica dos últimos dez anos (2009 a 2018), observamos uma queda de 12,95% no efetivo bovino do Estado, o equivalente a uma diminuição do rebanho em cerca de 218 mil cabeças no período. Tal redução do efetivo bovino pode ser creditado às dificuldades que essa atividade apresenta para os pequenos e médios produtores, com custos elevados de manutenção, bem como decorrentes das constantes estiagens que assolam o Estado, o que tem levado a uma substituição da criação de animais de grande porte por animais por animais de médio porte, como os caprinos, ovinos e suínos, os quais, inclusive, apresentam uma possibilidade de retorno financeiro do investimento muito mais rápido para o produtor.
Municípios do Piauí com maior efetivo bovino em 2018
Fonte: IBGE – Pesquisa da Pecuária Municipal