II Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas é realizado em Bom Jesus
Por Israel Guerra
Foi realizado ontem (13), no auditório do Senac, o II Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas, na cidade de Bom Jesus-PI.
Com o tema: “Prevenir para Evitar”, o evento reuniu uma grande plateia composta por estudantes, professores, pastores, políticos e profissionais liberais, que discutiram sobre os males causados pelas drogas lícitas e ilícitas.
O palestrante Sâmio Falcão, da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, destacou os efeitos e doenças causadas pelo uso do álcool, tabagismo, maconha, cocaína, crack, LSD, dentre outras drogas consumidas pelos jovens e adolescentes.
Sâmio relatou casos assombrosos e mostrou imagens chocantes, de pessoas sendo devoradas pelo câncer, pela depressão, cirrose e outras doenças causadas pelo uso do álcool, do cigarro, cocaína, do crack e de outras drogas que estão aniquilando a sociedade.
Um dos momentos marcantes no evento, que chocou a plateia, foi o caso de um bebê com câncer, devido ao uso do cigarro pela mãe durante a gravidez.
Outro palestrante, Ananias Pereira, disse que a sociedade precisa unir forças para enfrentar o problema.
“É preciso desenvolver estratégias que resgate os jovens do mundo das drogas. Quem vende? Quem trás? A sociedade”, respondeu.
Ananias esclareceu ainda, que o que desperta o jovem a usar drogas é o interesse pelo consumo de bens que dão “status” na sociedade, como um bom celular, tênis e roupa de grande marca, moto, carro e vários outros bens de consumo.
No final da programação, o jornalista Israel Guerra, do Portal Fort Notícia, fez uso da palavra e convidou alguns jovens para iniciar o programa “Violencia Zero, Periferia 10”, na rádio comunitária Rio Gurguéia FM.
O Fórum é uma realização da Comunidade Terapêutica Restitui, com sede na cidade de Currais-PI, e contou com apoio da Secretaria de Assistência Social de Bom Jesus, Conselho Municipal Anti-drogas, Polícia Militar e Câmara Municipal de Bom Jesus.