BrasilDestaqueNOTÍCIAS

TCE-PI encontra medicamentos vencidos em hospitais públicos no Piauí

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) iniciou, nessa quarta-feira (04/12), a primeira fiscalização ordenada realizada no estado. Cerca de 70 agentes de fiscalização foram averiguar “in loco”, de forma surpresa e em regime de força-tarefa, a situação de todos os 30 hospitais estaduais localizados em 23 municípios do Piauí, simultaneamente.

Os técnicos analisaram desde a estrutura dos hospitais, os serviços e as condições de atendimento à população, presença de médicos e demais profissionais da saúde nos plantões, até a situação das cozinhas e alimentos, além das farmácias dos hospitais.

Segunda Liana Melo, diretora de fiscalização estadual TCE-PI, foi observado alto número de medicamentos vencidos, problemas de infraestrutura, quantitativo de medicamentos não correspondente com o estoque, além de problemas relacionados à limpeza, desuso de equipamentos por falta de manutenção ou por falta de técnico especializado para utilização do medicamento.

“A intenção é melhoria na prestação de serviço na saúde e posteriormente pode haver um retorno para ver se as irregularidades foram resolvidas. Os dados segmentados de cada órgão serão encaminhados aos conselheiros relatores de processos ligados às entidades fiscalizadas e aos gestores das unidades fiscalizadas”, explicou Liana.

O presidente do TCE/PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, explicou que a fiscalização ordenada objetiva, inicialmente, produzir um diagnóstico para orientar os gestores para a solução dos problemas apontados. “É uma ação que deve contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública. Com isso, nós queremos garantir atendimentos de qualidade para a população, especialmente para as pessoas mais carentes”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?