Diplomata Marcus Paranaguá será o novo chefe da Secretaria de Clima e Relações Internacionais
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, diz que o diplomata de carreira Marcus Paranaguá, natural da cidade de Corrente-PI, atualmente conselheiro na embaixada do Brasil em Buenos Aires, será o novo chefe da Secretaria de Relações Internacionais, encarregada do combate às mudanças climáticas.
“Ela passará a se chamar Secretaria de Clima e Relações Internacionais e terá um perfil mais executivo”, diz Salles. O diplomata assumirá o cargo em maio e, até lá, as funções serão desempenhadas por um interino da própria equipe do ministério.
A secretaria era comandada desde janeiro de 2019 pelo também diplomata Roberto Castelo Branco Coelho de Souza. Na quarta-feira (26), foram publicadas as exonerações de Souza, de seu vice e de um coordenador. Segundo Salles, Roberto Castelo Branco saiu por motivos de saúde. “Aproveitamos e mudamos tudo”, diz o ministro.
Trata-se de uma área sensível para a atual gestão do Ministério do Meio Ambiente, que é acusada por ONGs e governos estrangeiros de não cooperar nos esforços contra o aquecimento global. Roberto Castelo Branco chegou a ser vaiado em agosto do ano passado em um evento em Salvador (BA), ao apresentar dados de desmatamento. Ele teve de sair escoltado do simpósio.
Marcus Paranaguá, Diplomata de minha querida Corrente-PI. Carreguei no colo e conheço muito bem a sua competência.
Parabéns Marquinho! Tenho certeza que fará um grande trabalho.
Deus te abençoe nesse novo desafio.