Municípios enfrentam o analfabetismo no Piauí. Estado possui a segunda maior taxa do país
O Piauí abriu uma nova frente de combate ao analfabetismo. A estratégia é alfabetizar o aluno na idade certa.
Dos 224 municípios do Estado, 80 municípios piauienses aderiram ao movimento.
Ontem, 60 desses 80 municípios receberam, em Teresina, o ‘Selo Undime Piauí de Alfabetização’, em solenidade realizada no Cine Teatro da Assembleia Legislativa.
A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e nos Estados congrega os secretários municipais de Educação.
O prêmio instituído pela entidade reconhece o desempenho dos municípios que se destacaram na avaliação do cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação.
Essa meta exige que a criança seja alfabetizada até a 3ª. série. Isto é, a partir daí, ela deve saber ler e escrever com fluência, além de compreender o texto.
A campanha da Undime tem o objetivo de elevar o índice de alfabetização no Piauí. A nota mínima estabelecida para a concessão do selo foi de 7, mas muitos municípios conseguiram 8 e 9 na avaliação.
Taxa de analfabetismo
A responsabilidade de alfabetizar a criança na idade certa é dos municípios. A Secretaria Estadual de Educação, presente ao ato de premiação, através do secretário Ellen Gera, se prontificou, porém, a participar desse esforço.
O Piauí é, hoje, o Estado com a segunda maior taxa de analfabetismo do Brasil, com 17,2%, conforme a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), do IBGE.
Só perde para Alagoas, que tem uma taxa de 19,4%. O Maranhão vem depois do Piauí, com 16,7%. A menor taxa de analfabetismo do país é a de Brasília, de 2,6%. A taxa nacional é de 7,2%.
O pai do analfabetismo é quase sempre a criança que não foi alfabetizada na idade certa.
Quando ela não aprende a ler e escrever no momento ideal, as consequências são danosas para o processo de aprendizagem. Uma delas é a evasão escolar, que redunda no analfabetismo.
Que a campanha da Undime dê resultados e o Piauí saia, o quanto antes, da posição de vice-campeão nacional do analfabetismo.