Prefeitura de Bom Jesus compra 500 kits para teste do Coronavírus
O município de Bom Jesus comprou 500 kits para testagem de casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus. Os produtos devem chegar ao município logo em seguida à Semana Santa e atendem à preocupação da prefeitura do município de ter o maior controle possível sobre os possíveis casos de Covid-19, a doença resultante do novo coronavírus.
“Sabemos que, cedo ou tarde, teremos casos aqui. Mas queremos ter todas as ferramentas disponbíveis para fazer que o alcance seja o menor possível”, afirma Cledja Benvindo, vice-prefeita e Secretária de Saúde.
Cledja diz que o município de Bom Jesus está seguindo as orientações técnicas do Ministério da Saúde. “A gente tem os exemplos mundo afora mostrando que a maior testagem permite um controle maior e efeitos menos danosos”, afirma. Ela diz ainda que a compra feita pela prefeitura vai complementar o envio de testes por parte do governo do Estado. Inicialmente o município recebeu apenas 4 kits. Mas a Secretaria de Saúde do Estado promete para as próximas semanas o envio de uma quantidade maior.
Além disso, a secretária de Saúde de Bom Jesus acentua que todo o empenho agora é garantir o atendimento mais amplo e mais rápido aos casos com sintomatologia do coronavírus. “Estamos em alerta total. E, assim, estamos com todo nosso pessoal mobilizado, desde o médico até o agente de saúde pra responder da melhor maneira às situações que o momento exige”, afirma Cledja. Ela observa ainda que Bom Jesus, como polo regional, se obriga a adotar vigilância ainda maior.
“Somos um polo de referência e chegam aqui pessoas de todo o sul do Piauí. Por isso redobramos os cuidados”, ressalta.
Município reforça Hospital Regional
A prefeitura de Bom Jesus está fornecendo remédios e insumos para o Hospital Regional, vinculado ao Estado, para assegurar as melhores condições de atuação em relação ao coronavírus. Segundo Cledja Benvindo, o Hospital apresentou uma lista de urgências e o município procurou atender fornecendo sobretudo medicamentos. Ela destaca a necessidade de cooperação entre estado e município para que a população esteja melhor protegida. Em termos de atendimento, o município está reforçando também o trabalho nas UBS. São 10, sendo 8 na zona urbana e 2 na área rural.
Hoje, a Secretaria de Saúde do Estado começa a realizar testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. O Estado já recebeu 18 mil kits, 8 mil enviados pelo Ministério da Saúde e outros 10 mil comprados pelo próprio governo estadual. A prioridade inicial é a testagem nas pessoas diretamente envolvidas no combate ao Covid-19: os profissionais da saúde e policiais, além dos pacientes com suspeita da doença.