CIDADESDestaqueNOTÍCIASPOLÍTICA

Após série de ataques em escolas pelo Brasil, Piauí reforça ações de segurança no estado

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem desenvolvendo ações com foco especial em questões como bullying, importunação sexual contra mulheres e os casos de violência. Com isso, a pasta estadual tem buscado uma atuação efetiva junto às 21 Gerências Regionais, para aproximar-se da comunidade escolar e promover capacitações dos profissionais para atendimento de ocorrências.

Recentemente o Brasil vem registrando casos graves de violência no ambiente escolar. Em São Paulo, por exemplo, um aluno de 13 anos chocou o país após ter utilizado uma faca para agredir professoras e alunos. Uma das professoras, identificada como Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca após ser atacada e acabou morrendo no Hospital Universitário, da USP.

De acordo com a a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, ações estão sendo debatidas no ambiente escolar para combater os mais diversos tipos de violência que possam vir a ocorrer.

“O desafio para superação da violência no contexto escolar deve ser combatido em conjunto. É por isso que nos últimos anos temos uma atuação mais forte que integra o que chamamos de Rede Protetiva, que inclui a Secretaria de Segurança Pública e todas as demais instâncias do segmento da segurança”, disse.

A ideia é elaborar um grande plano para a prevenção e o rápido encaminhamento de casos de violência nas escolas.

Viviane destacou ainda que a Seduc já desenvolve trabalho em diversos campos com o intuito de colaboração integrada com outros setores para prevenir casos de violência, importunação e bullying, por exemplo.

“A Seduc está conectada com a agenda do clima escolar, ou seja, com as situações relacionadas à violência, importunação, bullying nas escolas. A gente já desenvolve um trabalho com as equipes multiprofissionais que incluem psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, seja aqui no órgão sede, bem como em todas as Gerências Regionais”, relatou.

Os profissionais capacitados têm uma relação direta com o pelotão escolar e com a rede protetiva para notificação de casos e registro de boletins de ocorrência, caso necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?