CIDADESDestaqueNOTÍCIASPOLÍTICA

Prefeitos do Extremo Sul do Piauí vão debater fim dos lixões em reunião da AMES

A coleta, destinação correta e tratamento dos resíduos sólidos nos municípios (o fim dos Lixões) é um dos assuntos que está na pauta da reunião da Associação dos Municípios do Extremo sul do Piauí-AMES, que vai acontecer no próximo dia 2 de maio, na cidade de Bom Jesus.

Esta é uma pauta emergencial para os gestores que estão sendo cobrados pelo Ministério Público do Estado do Piauí, para que resolva urgentemente esse grave problema ambiental e de saúde pública.

Segundo o prefeito Nestor Elvas, presidente da AMES essa, também, é uma questão de responsabilidade da associação.

“A produção de lixo cresce a cada dia devido ao aumento da população de nossas cidades. Os lixões a céu aberto é uma preocupação de muitos gestores em todo o Brasil. Através da AMES vamos buscar soluções de forma coletiva. Ou seja, nossa ideia é de adequar os aterros sanitários e montar usinas de tratamento de resíduos sólidos nos municípios polos, portanto, vamos debater o assunto com responsabilidade”, explicou.

O objetivo do MPPI é levar os municípios piauienses a encerrarem as atividades em lixões e a promoverem a correta destinação dos resíduos sólidos.

O MPPI possui, em seu Plano Geral de Atuação, o Projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais Limpo”, que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (Caoma/MPPI).

No Piauí, cerca de 90% dos municípios ainda destinam resíduos e rejeitos aos lixões a céu aberto.

A informação da promotora Áurea Madruga que alertou, ainda, para as consequências jurídicas que os gestores podem sofrer com a continuada destinação inadequada dos resíduos, como o crime de responsabilidade, a improbidade administrativa, a obrigação do reparo do dano, a multa administrativa e o crime ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?