Escolas de Bom Jesus ocupam o 21º lugar no ranking nacional, diz Oldênia Guerra
A secretária de educação do município de Bom Jesus-PI, Oldênia Guerra, disse, que a cidade ocupa lugar de destaque no Brasil entre as melhores em educação básica. De acordo a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) escolas da cidade alcançaram a nota 9,5; figurando entre as mais altas do país.
Com esta nota o município passou a ocupar lugar de destaque no âmbito estadual e nacional, elevando-se à categoria de uma das melhores redes de ensino público do Brasil.
“Hoje a nossa educação está no “Top 50″ entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, ocupando o 21º lugar no ranking nacional e 1º lugar no Estado do Piauí no quesito melhores escolas, avaliadas pelo IDEB”, afirmou Oldênia, em tom de comemoração durante entrevista concedida ao radialista Samuel Barbosa, na Rádio Bom Jesus FM, nesta última quarta-feira (20).
A educação bonjesuense está no pódio no Estado do Piauí nas séries iniciais e finais na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com as escolas: Cantídio Antunes da localidade Corrente dos Matões e a Escola Marlene Piauilino -Bairro Josué Parente, com as notas 9,5, respectivamente. As mais altas entre todas as escolas públicas do Piauí.
Ainda na bancada da Bom Jesus FM, a professora, destacou, que Bom Jesus passou a ser conhecida nacionalmente como a cidade que mais alfabetiza nos anos iniciais.
Na fase final do ensino fundamental, o município obteve a nota 6,8, ficando em 2º lugar no estado. Com esta classificação a cidade entrou no roll das 50 melhores escolas do Brasil nesta categoria, ocupando o 21º lugar.
“Nenhuma gestão do Piauí conseguiu avançar na educação, como a nossa, nos últimos 3 anos. É um trabalho diário, onde damos sangue, suor e lágrima, para que tudo aconteça da melhor forma possível. Contudo, ainda temos muito a fazer.” pontuou.
Das cinco escolas de Bom Jesus que foram avaliadas, quatro estão no topo, superando a nota média do estado do Piauí que é 5,2, nos anos finais.
No final da entrevista a secretária anunciou que já está em andamento a formalização de um contrato com a UFPI para realização de concurso público, ainda este ano, na área da educação, e que o edital está previsto para ser publicado no próximo mês de setembro.