Municípios do Piauí poderão registrar chuvas intensas a partir desta quarta-feira (16)
Chuva em pleno mês considerado como o pico do B-R-O-Bró. É isso que deve acontecer no Piauí nos próximos dias, segundo as previsões da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente do Piauí). Os dados apontam para o aumento das condições favoráveis à entrada de umidade no Estado entre os dias 16 e 20 de outubro, o que pode resultar na formação de nuvens de chuva e, inclusive, de chuvas intensas. Há ainda possibilidade de queda de granizo e ocorrência de ventanias.
A chuva deve cair na porção centro-sul do Piauí, abrangendo as mesorregiões Sudeste, Sudoeste e a parte mais ao sul da mesorregião Centro-Norte. As precipitações são o resultado da interação entra a atmosfera quente e seca do Estado com os canais de umidade. Conforme aponta o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas, cujos dados embasaram o alerta emitido pela Semarh, há uma frente fria no litoral da Bahia que, embora esteja no oceano, favorece o fluxo de umidade em baixos níveis.
Além disso, em altos níveis se nota a presenta de uma área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade. “Os maiores volumes esperados entre os dias 16 e 20 de outubro serão para os municípios das mesorregiões sudoeste. No entanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas em menor volume em outras áreas do território piauiense”, explica a climatologista Sarah Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento.
Em caso de concretização das previsões de chuva, a Semarh e a Defesa Civil do Piauí dão algumas orientações à população das áreas afetadas. É recomendado não se abrigar debaixo de árvores visto o risco de queda de galhos e de raios, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem debaixo de árvores ou próximos a outdoors. Se estiver em área urbanizada, é recomendado ficar atento aos pontos de alagamentos sinalizados com placas da Defesa Civil informando sobre os riscos de trafegar por aqueles locais.
É recomendando, também, evitar atravessar ruas alagadas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada se estiver em casa.