Quatro cidades do Piauí receberão verba milionária do Novo PAC para gestão do lixo
O ministério da Casa Civil divulgou a lista de projetos vencedores dentro do novo PAC – Seleções Resíduos Sólidos, quatro cidades piauienses receberam os investimentos. Cristino Castro, Floriano, Pimenteiras e Regeneração.
Ao todo a nova modalidade do PAC investirá mais de R$ 703 milhões de recurso do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para apoio à execução de obras e aquisição de equipamentos que contribuirão para a melhoria de 442 municípios em 24 estados.
Do total das 81 propostas selecionadas, 44 são do Nordeste brasileiro, 10 da região Norte, 13 do Sudoeste, 8 do Centro-Oeste e 6 do Sul do país distribuídos nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
O investimento será destinado para coleta seletiva, execução de obras civis, aquisição de veículos e equipamentos, tratamento de resíduos sólidos urbanos e ações para a disposição final de rejeitos em aterros sanitários. Pretende-se mobilizar 76 cooperativas ou associações de catadoras e catadores, com a expectativa de gerar mais de 33 mil empregos diretos e indiretos.