Rio Gurgueia transborda na região extremo Sul do estado
Nas próximas 24 horas há novo risco de temporal em 60% dos municípios piauienses – de Teresina, Picos até o Sul do estado. O alerta foi dado na manhã desta terça-feira (14) pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), após uma intensa chuva em Picos que deixou a cidade em calamidade pública. Um morador morreu ao tentar salvar cachorros e foi levado pela correnteza.
O climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil, informou que as fortes chuvas se devem a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ele informou ainda que há previsão de temporais na grande Teresina até a região Sul.
“Existe um alerta federal laranja no estado e chamamos atenção para a previsão de nas próximas 24 horas há risco de temporais de Teresina até o Sul do estado, o que corresponde a 60% dos municípios. Estamos atualizando o alerta principalmente na região de Picos que enfrenta um cenário mais crítico”, disse Werton Costa.
Segundo o climatologista, Picos já está com decreto de emergência e no município choveu 110 milímetro, sendo que em outro pluviômetro registrou 150 milímetro.
Werton Costa lembrou que no sul do estado registra chuvas desde o final do ano passado e o período chuvoso vai até março de forma oscilante, com volume maior em uma região e em outra de forma regular.
Cheia do rio Gurgueia
Um dos principais rios do Sul do Estado, o Gurgueia, já está transbordando em alguns municípios, chegando a alagar plantações.