DestaqueGeralNOTÍCIAS

Concurso da Guarda Municipal de Teresina deve acontecer no segundo semestre com 300 vagas

O concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) está previsto para acontecer no segundo semestre de 2025 com pelo menos 300 vagas. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Segurança Pública, coronel Wagner Torres, nesta manhã (23). No momento, a GCM de Teresina conta com um efetivo de 317 guardas municipais, menos que um quinto do ideal para uma cidade do tamanho da capital.

O número considerado ideal de guardas é definido pela Constituição de 1988, que criou as corporações a nível municipal para cuidar do patrimônio público. Para cidades do porte de Teresina, que tem mais de 900 mil habitantes, o ideal seria ter, pelo menos, 1.800 guardas municipais. A realidade ainda está distante disso, o que justifica a necessidade do concurso para a corporação.

Foi o que explicou o coronel Wagner Torres. “Temos só 317 guardas, ou seja, menos de um quinto dos 1.800 ideais para nossa cidade. Dos 317, apenas 258 estão prontos para o serviço, porque tem os que estão de atestado, férias, as gestantes. Diariamente, Teresina tem em torno de 52 guardas municipais nas ruas. É um número muito aquém do ideal. É deficiente e há necessidade. Por isso o concurso da Guarda já foi conversado com o prefeito e ele já anunciou o certame para o segundo semestre com provavelmente 300 vagas”, disse.

O anúncio oficial pelo prefeito Silvio Mendes só deve ser feito no meio do ano, segundo o secretário. Segundo Wagner Torres, ainda é preciso verificar as condições financeiras da Prefeitura para a realização do concurso antes de ele ser oficialmente lançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?