DestaqueNOTÍCIAS

Indústria de Água Gurguéia em Corrente obedece às exigências da ANVISA

Quem conhece um dos principais cartões postais da cidade de Corrente-PI, a Serra dos Dois Irmãos, não tem ideia do que existe por trás dela.

A indústria de Água Gurguéia, localizada no sítio Paraíso da Serra Dourada, a 8km do centro da cidade, é um lugar encantador. Cravada no “pé” da serra, a fonte é rica em água cristalina, tecnologia e de belas paisagens naturais.

Os garrafões ao chegar na indústria passam por um rigoroso processo de limpeza. São sete etapas; inicialmente os galões são cheirados, em seguida, colocados na máquina de escovar toda parte externa, depois, a parte interna recebe cloro, sendo enxaguado outras vezes em diferentes máquinas e processos, obedecendo aos padrões de higiene estabelecidos Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão que fiscaliza a empresa periodicamente.

A indústria possui um moderno sistema de tratamento de água e o próprio laboratório que faz diariamente análise bacteriológica. A água é extraída a mais de 100m de profundidade e percorre uma longa trajetória até chegar nos garrafões para serem transportados até o consumidor.

Ao sair do poço, in natura, ela possui um teor de sais minerais 265ppm (parte por milhão, que é a medida de concentração quando as soluções são muito diluídas), após passar pelo processo de osmose, feita por vários filtros inoxidáveis, fica com apenas 10ppm, quantia aceita pelo Ministério da Saúde. Sendo adicionada de sais minerais.

A água do poço é considerada mineral, apenas é acrescentado o potássio, uma substância também encontrada na banana e água de coco, importante para a saúde. Combate a câimbra e regula a pressão arterial.

Emanoel Messias, idealizador da indústria, disse que “devido a adição deste mineral a água é nomeada de Água Gurguéia – Adicionada de Sais, obedecendo a regulamentação do Ministério da Saúde. Depois de preparada a água não fica salgada, não colocamos sal, apenas o mineral potássio. Digo isso, porque muitas pessoas querem denegrir o nosso produto dizendo que é salgada. Temos autorização de todos os órgãos competentes, somos obrigados a oferecer um produto de excelente qualidade”, pontou.

A empresa fornece para todas as cidades do extremo sul do Piauí e parte do Oeste da Bahia. Ao todo são cerca de 20 municípios, gerando aproximadamente 30 empregos diretos e indiretos.

A cidade de maior consumo é Corrente com cerca de 200 garrafões por dia, seguida de Barreiras na Bahia. Atualmente o maior gargalo são as perdas de garrafões chegando a 50 por semana, quebrados ou com prazo de validade vencidos. Este material plástico é levado para a reciclagem em Goiânia-GO.

A cada seis meses todos os funcionários passam por exames médicos. O prédio é todo cercado por telas de proteção contra insetos.

Após todo o processo a água não aproveitada é destinada para irrigação do pomar de banana e laranja.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?