DestaqueNOTÍCIAS

Impactos ambientais do Gurguéia são debatidos em Corrente

Ziza Carvalho, secretário estadual de meio ambiente.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Gurguéia, realizou ontem 22 de março, dia internacional da água, no auditório da IFPI, em Corrente-PI, uma audiência Pública para discutir sobre gestão, fiscalização e preservação dos recursos naturais da região.

O secretário estadual de meio ambiente do Piauí, Ziza Carvalho e o presidente do Comitê, Aridelson Alves, coordenaram o evento.

Ziza, disse que a região do Gurguéia sempre foi esquecida pela secretaria estadual, por ficar muito longe do centro do poder, Teresina. “Temos uma dívida histórica, temos várias ações em outras bacias como do rio Canindé, rio Piauí e rio Poty. Estamos devendo ações concretas na região do Gurguéia. Já acertei com o governador para instalarmos uma sede da SEMAR em Corrente”, afirmou.

O ambientalista Hermes Tuxaua, descreveu os impactos ambientais nas nascentes do rio Paraim que é um dos principais afluentes do Gurguéia. “Os brejos Prata e Gia estão muito assoreados devido as obras da subida da serra iniciadas há dez anos. É preciso preservar os afluentes para manter o rio vivo”, alertou.

O vice-prefeito de Corrente, Dionísio Júnior, criticou a atuação da Agespisa no município, quanto ao tratamento e distribuição da água para a população. Segundo Dionísio, Corrente recebeu investimento há mais de trinta anos, em 1980, data que foi construída a caixa d´água que distribui para a cidade. “Temos uma água de péssima qualidade, já tem empresas que querem contratar com a prefeitura para fazer o serviço que é de responsabilidade da Agespisa”.

O diretor do ICMBIO em Corrente, Janeil Lustosa, contou da dificuldade que o órgão tem de fiscalizar a área que compreende o Parque das Nascentes do Rio Parnaíba. “São 749 mil hectares e somos apenas dois funcionários, portanto, insuficiente”, lamentou.

O presidente do Comitê Aridelson Alves, destacou a importância da entidade na busca de soluções para minimizar os problemas ambientais na região. “Agora temos um fórum adequado para os debates relativos à gestão, fiscalização e preservação do meio ambiente no extremo sul do Piauí”.

No encontro discutiu-se também a necessidade de maior participação da sociedade na busca de soluções dos problemas ambientais nos municípios.

Ambientalistas, professores, Ministério Público, prefeitos, vereadores e secretários de vários municípios do Extremo Sul do Estado estiveram presentes.  A área da Bacia compreende 23 municípios; de Cristalândia a Manoel Emídio.

 

 

Um comentário sobre “Impactos ambientais do Gurguéia são debatidos em Corrente

  • O problema é que isso faz com que os políticos perdem votos, peçam para um ribeirinho deixar de plantar na vazante pra vc ver.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?