Desfile cívico das escolas de Bom Jesus encanta grande público
Israel Guerra – jornalista
O desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, neste sábado (7), reuniu milhares de pessoas na Avenida Getúlio Vargas, em Bom Jesus-PI.
Alunos, professores e profissionais das escolas públicas, realizaram um grande espetáculo cívico-cultural, contando um resumo da história política, cultural, econômica e social do Brasil.
As estudantes Beatriz Lopes, empunhando a bandeira do Brasil e Natiele Mourão, com a bandeira de Bom Jesus, abriam alas para a grande apresentação cívica-educacional.
A Banda Municipal e a Fanfarra Nossa Senhora das Mercês, com seus tambores, cornetas e vários outros instrumentos musicais, entoavam o ritmo da grande marcha.
A Escola Municipal João Pinheiro destacou a “miscigenação” com a mistura das raças: índios, negros e brancos.
O pelotão da Escola Joaquim Rosal Sobrinho, contou sobre a Guerra do Paraguai x Brasil, entre anos de 1874 a 1870.
A Guerra de Canudos no sertão nordestino, narrada pelo grande escritor brasileiro Euclides da Cunha, no clássico da literatura “Os Sertões” foi apresentada pela Escola Delso Lustosa.
O processo de redemocratização do Brasil com o movimento das “Diretas Já”, e a eleição de Trancredo Neves, foi contada pela Escola Municipal Cantídio Antunes. “Os cara pintadas” a juventude nas ruas, pedindo o impeachment do presidente Collor de Melo foi tema da Escola Josué Parente.
A Escola Clotildes Noronha mostrou a “Revolta da Chibata” um importante movimento naval (dos marinheiros), ocorrido no início do século XX, no Rio de Janeiro.
O Colégio Franklin Dória levou para a avenida a “Revolta da Vacina”. A campanha de vacinação obrigatória em 1904, comandada pelo médico sanitarista Osvaldo Cruz, tinha como objetivo vacinar as pessoas contra as doenças epidemiológicas varíola, sarampo e rubéola.
A Escola São José deu enfoque ao trabalho social, representado pela freira Irmã Dulce, destacou também outros brasileiros que dedicaram suas vidas em causas sociais.
A história do município de Bom Jesus-PI, foi resgatada pela Escola Maria Auristéia. Com o tema: “Bom Jesus ao Longo de sua História”, falou dos aspectos políticos, religiosos, culturais e econômicos. Enfatizou o novo ciclo econômico, com a cultura da soja no cerrado; os filhos ilustres da terra que marcaram época, como: João Batista, Winderson Nunes, Netinho Toni, dentre outras figuras ilustres.
As escolas Jaime Ribeiro e a Creche Tio Patinhas encantaram com as modalidades esportivas, enfatizando atletas como Pelé, Marta e Hortência.
A Independência do Piauí, na luta dos vaqueiros e dos camponeses na famosa “Batalha do Jenipapo”, no município de Campo Maior-PI, foi encenada pela escola Floresta Moderna.
A escravidão, momento crítico da história do Brasil, foi narrada pela Escola Almerinda da Fonseca, dando foco às leis abolicionistas.
A escola Marlene Piauilino apresentou a “Guerra da Balaiada” no Estado do Maranhão, destacando o papel de Duque de Caxias.
A Confederação do Equador, uma revolução separatista dos estados nordestinos em 1824, foi contada pela Escola Municipal João Pedro da Fonseca.
A Loja Maçônica de Bom Jesus também participou do desfile. Os maçons e os Demolays vestidos com seus trajes característicos chamaram a atenção do público. A maçonaria teve papel importante no processo de independência do Brasil, na figura de José Bonifácio.
O Programa Pelotão Mirim de Bom Jesus e de Alvorada do Gurguéia-PI, com cerca de 160 crianças e arrancaram aplausos do público pela cadência, sincronismo, obediência e bravura.
O evento foi encerrado com a apresentação do desfile cívico-militar do 19º Batalhão de Polícia Militar de Bom Jesus. A tropa comandada pelo capitão Geisel, marchou com armas, carros e motos, levando como escudo uma grande bandeira do Brasil.
No palco principal, prestigiando o evento, as presenças do prefeito Marcos Elvas, vice-prefeita Clédja Benvindo, vereadores e secretários municipais.
O desfile emocionou a todos e transmitiu a mensagem sobre como construir um Brasil melhor: com respeito, cidadania e educação.
Confira as imagens