Grupo de WhatsApp sai da mesmice e discute bloqueio da BR-135
Por Israel Guerra
No ano de 2013, uma geração de jovens brasileiros levou a insatisfação expressa nas redes sociais para as ruas de todo o País.
O objetivo era abrir os olhos dos três Poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo), levando a voz do povo para as ruas.
Os reclames feitos pela população brasileira saltaram prefeituras e governos estaduais e foram parar na cadeira da então presidente Dilma Rousseff.
É com esta mesma força que os internautas, participantes do grupo de WhatsApp, do Portal Fort Notícias, estão em mobilização para organizar grandes manifestações de protestos na BR 135, a ‘rodovia da morte’ que passa por toda a região do Extremo Sul do Piaui.
Nesse perímetro, muitas pessoas já perderam a vida em acidentes automobilísticos nesses últimos meses, devido à falta de sinalização, acostamento, manutenção e muitas irregularidades na pista.
Os internautas moradores das cidades que margeiam ou ficam próximas à rodovia, estão discutindo a organização dos protestos, que terá como ponto principal o bloqueio do tráfego de veículos em diferentes pontos da BR.
Com essas ações eles querem chamar a atenção das autoridades competentes para que tomem providências no sentido de adequar a rodovia aos padrões estabelecidos por Lei.
Além dos protestos eles já discutem também uma pauta de reivindicações para ser enviada ao governo do Estado e à bancada do Piauí, na Câmara Federal.
Nas conversas no grupo Fort Notícias, eles sugerem que os trechos a serem bloqueados sejam nas cidades de Corrente, Bom Jesus e Colônia do Gurguéia.
Leia alguns trechos das conversas:
“As vidas que estão na fila desse “corredor da morte” clamam pela urgência. Os responsáveis por melhorarem as condições para evitar futuras mortes não merecem ser poupados. ”
“Concordo. Vamos paralisar a BR daí quero ver se não tomarão providências. Afinal, só conseguimos alguma coisa neste Brasil, indo para as ruas!!!!”.
“Acredito que a mobilização de todos no sentido de realizarmos protestos na BR com o objetivo de chamar atenção das autoridades políticas para o grave problema da BR-135, surtirá efeitos concretos. Todavia, devemos fazer isso com responsabilidade e cautela, a fim de evitarmos atos de violência, depredação do patrimônio público e privado. Mas que devemos agir, isso sim, já passou da hora. ”
“Realmente a situação da nossa principal estrada é preocupante. Porém, creio que diante da omissão das autoridades públicas, poderíamos nos unir àqueles que estão dispostos a mudar esta triste realidade e cobrarmos das autoridades políticas uma resolução para o problema. No final de tudo somos nós usuários que continuaremos a pagar com nossas vidas com tamanha falta de compromisso político?
“É a única forma de chamar a atenção das autoridades responsáveis, já que o estrondoso número de óbitos ainda não chamou. ”
“Vamos paralisar…. Se fizermos isso simultaneamente em várias cidades, seremos ouvidos e mais, atendidos. ”
“Vamos marca o dia e chamar a PRF para nos acompanhar na organização. ”
“Como eu gostaria de estar mais perto para participar desta mobilização. Mesmo de longe contem com minha torcida aqui de São Paulo. ”