Bom Jesus 81 anos: Ontem, Hoje e Sempre
Ao redor da Igreja Matriz foram construídas as primeiras edificações
– Reportagem especial
Israel Guerra
As primeiras habitações em Buritizinho, hoje cidade de Bom Jesus, datam do século XVIII, dando ao Município a condição de um dos mais antigos centros de povoamento do Estado do Piauí.
Diante do progresso da localidade, o Conselho Geral da Província, em 1833, solicitou do Governo Imperial de Lisboa a criação da Paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença, efetivada em 15 DE DEZEMBRO DE 1838, com a denominação de Paróquia de Bom Jesus do Gurguéia, sendo cinco anos depois fixados os limites entre a nova freguesia e a de Nossa Senhora do Livramento, em Parnaguá, da qual fora desmembrada.
São 81 anos de história, que ao longo desse tempo muitos fatos importantes aconteceram até aqui.
Desde que foi desmembrada do município de Parnaguá, a cidade passou por grandes transformações; na economia, educação, saúde e no traçado de suas ruas.
Os antigos casarões começaram a ser substituídos por casas e prédios que exibem os traços da arquitetura moderna.
Nos últimos 30 anos a cidade deu um grande salto para o futuro.
Em 1982, começou a chegada de compatriotas de outros estados, que somou com a força de trabalho dos bonjesuenses, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento com a exploração das terras férteis no bioma cerrado.
Hoje, com o título de capital do agronegócio do Piauí, continua atraindo profissionais e empresas de diferentes segmentos socioeconômicos, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia local.
Na área da educação, conta com um número expressivo de estabelecimentos de ensino. São escolas e universidades públicas e particulares, que a cada ano formam cidadãos para a vida, e profissionais, para o mercado de trabalho.
A fé e a religiosidade de seu povo são marcas que contribuíram para tornar a cidade o principal centro religioso do sul do Piauí, com a instalação da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia e várias outras denominações religiosas que pregam nos quatro cantos do município o evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Na política, muitas figuras já se destacaram no cenário político local, estadual e nacional. Marcos Aurélio R. Coelho, deputado provincial; Marcos Parente, deputado federal; Manoel de Sousa Santos, deputado federal e Joaquim Parente, senador da república.
Outros nomes também se despontaram no cenário local e estadual, como: Coronel Joaquim Ferreira, Joaquim Piauilino, José Lustosa Elvas, Josué Parente, Renato Elvas, Adelmar Benvindo, Fábio Novo, Alcindo Benvindo, Marcos Elvas, dentre outros, que deixaram suas marcas nos anais da história do município.
O deputado estadual, Fábio Novo, foi o primeiro bonjesuense a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo piauiense, ocupando também, o cargo de secretário estadual de Cultura, sendo uma peça importante na engrenagem do progresso da cidade.
Nos últimos 20 anos, dois filhos da terra, à frente do executivo municipal, realizaram projetos e programas importantes para o desenvolvimento do município.
Durante as gestões de Alcindo Benvindo e Marcos Elvas, a cidade ganhou investimentos na educação, saúde, infraestrutura, saneamento e habitação; que somados ao trabalho dos seus antecessores, resultou na pujança que hoje os bonjesuenses e a região vale do Gurguéia desfrutam.
Neste período, foram muitas as conquistas: Asfalto, calçamentos, postos de saúde, escolas, avanços na educação (IDEB), praças, quadras poliesportivas, estádio, ampliação da frota de veículos, estradas vicinais, casas populares, universidades, creches, sistema de saneamento, dentre outras conquistas que melhoraram a qualidade de vida dos bonjesuenses.
Atualmente, o povo desta terra, com os de fora chegando, vão escrevendo a história com trabalho e prosperidade.
PARABÉNS, BOM JESUS – 81 anos.
É feliz quem mora aqui!