Trabalhadores rurais bloqueiam BR-135 em Bom Jesus-PI
Por Israel Guerra –
O Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais da Microrregião de Bom Jesus, interditaram a BR-135, na manhã desta quinta feira, 11/05, em protesto às reformas da previdência e trabalhistas propostas pelo Governo Temer.
Cerca de 200 manifestantes participaram do ato que durou cerca de uma hora e meia, na ponte sobre o rio Gurguéia, saída para a cidade de Cristino Castro.
Em poucos minutos formou-se uma imensa fila de automóveis, caminhões e carretas, nos dois sentidos da rodovia.
Os sindicalistas alegam que a reforma retira direitos da classe trabalhadora do campo e da cidade.
Para os sindicatos não se trata de uma reforma, mas do desmonte da previdência pública.
Manoel Simão, secretário dos assalariados da FETAG-PI, um dos coordenadores do movimento, “a reforma é um absurdo, querem acabar com nossos direitos, conquistados com muita luta”, disse o sindicalista.
A sindicalista de Manoel Emídio, Lucilene Marques, falou que “o homem do campo é quem bota comida na mesa dos trabalhadores. Nenhum direito a menos”.
A polícia federal esteve no local. Segundo o policial federal, Júnior Silva, o ato foi legal. “Eles oficializaram antecipadamente e solicitaram nosso apoio. Estamos aqui para manter a ordem e a integridade dos condutores e dos cidadãos que fazem o protesto, ” explicou.
Participaram do ato filiados de sindicatos de dez municípios: Eliseu Martins, Manoel Emídio, Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Santa Luz, Palmeira do Piauí, Cristino Castro, Bom Jesus, Currais e Redenção do Gurguéia.