Colônia do Gurguéia realiza 1º Seminário de Segurança Pública do Sul do Piauí
Por Israel Guerra
A cidade de Colônia do Gurguéia-PI, sediou, nesta última sexta-feira (30), o 1º Seminário de Segurança Pública do Extremo Sul do Piauí, com o tema: “Unidos contra a violência”.
Com a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Rubens Pereira, prefeitos e lideranças políticas dos municípios de Colônia, Elizeu Martins, Alvorada do Gurguéia e Manoel Emídio, discutiram as problemáticas e apontaram soluções para diminuir os índices de criminalidade na microrregião.
O prefeito de Colônia, Raimundo José, disse que é importante a união dos municípios para combater a violência que se tornou uma das principais cobranças da sociedade aos gestores municipais. “Foi um retrocesso o fechamento da Companhia de Polícia em Colônia. Tem dia que temos apenas um policial para atender a população”, reclamou, o idealizador do consórcio.
Na ocasião, foi entregue ao secretário de segurança, um ofício, assinado pelos prefeitos, criando o “Consórcio de Segurança Pública” entre os quatro municípios e requerendo a instalação da Delegacia de Polícia Civil em Colônia do Gurgueia.
O documento solicita também reforço policial e novas estratégias de segurança pública no enfrentamento dos roubos, furtos e tráfico de drogas nos municípios.
O prefeito de Alvorada do Gurguéia, Lécio Gustavo, destacou a importância do consórcio para servir a coletividade, aprovando a iniciativa.
O vice-prefeito de Elizeu Martins, Neto Alves, falou que o problema é sério e que hoje a violência é preocupante afetando todas as famílias da região.
Zé Medeiros, que representou a prefeita de Manoel Emídio, Claudia Medeiros, disse: “Não temos policiais suficientes para atender a cidade. Já solicitamos três policiais para residir no município”, pontuou.
O secretário Rubens Pereira, falou que o Estado possui o Plano de Segurança Pública, mas, devido a pandemia está difícil implementar algumas ações. Ele sugeriu aos gestores implantarem o sistema de câmeras de vigilância nas cidades.
Uma das principais reclamações da população durante o evento foi a dificuldade de registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), que só é possível fazer na cidade de Canto do Buriti. “Já autorizei o Comando capacitar os policiais para realizarem esse serviço”, afirmou o secretário, que ainda sugeriu que seja criado os Conselhos de Segurança Municipais.
Sem apontar soluções imediatas, Rubens finalizou dizendo que a proposta do Governo do Piauí é enviar seis policiais para cada município de pequeno porte, no entanto, isso só será possível com o aumento do efetivo. “Temos 180 policiais em formação e breve teremos um novo concurso”.
O Seminário contou com a presença do Comandante do Batalhão de Polícia de Bom Jesus, Major Evandro Gomes; do delegado de Canto de Buriti, Maycon Braga; do Tenente Claudio; do Coronel Sousa Filho e representantes de diferentes segmentos sociais.
CONFIRA A ÍNTEGRA DO OFÍCIO
http://fortnoticias.com.br/wp-content/uploads/2021/05/REQUERIMENTO-DOS-PREFEITOS-MUNICIPAIS.pdf