Eleitores do sul do Piauí querem Hélvia Paranaguá candidata a deputada estadual
Eleitores da região sul do Piauí ventilam o nome da atual secretária de educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí.
A ideia partiu de pessoas de diferentes municípios que fazem parte do grupo de WhatsApp do Portal Fort Notícias – do jornalista Israel Guerra.
São muitas as manifestações de apoio à possível candidatura. O deputado estadual, João Madison Nogueira (MDB), já lançou o convite para Hélvia filiar-se ao MDB piauiense. Da mesma forma, fizeram alguns simpatizantes do PT (partido do governador W. Dias).
Participante assídua do grupo Fort Notícias, a secretária manifesta ativamente em defesa do desenvolvimento regional, seja nas áreas da educação, saúde, agropecuária, meio ambiente e infraestrutura. O grupo composto por 256 membros, reúne; prefeitos, deputados, lideranças políticas e profissionais liberais de 26 municípios da região.
Nas redes sociais, a educadora se mostra incomodada com os baixos indicadores sociais da região sul do Piauí, tecendo críticas ao governo estadual, devido à falta de investimentos em áreas estratégicas.
Natural da cidade de Corrente-PI, Hélvia, mantém laços estreitos com a sua cidade natal, localizada no extremo sul do estado.
Segundo a secretária, o foco no momento é a educação do DF.
“Assumi compromisso com a população do Distrito Federal e com o Governador Ibaneis Rocha que vem realizando uma gestão de excelência em todas as áreas, portanto, estou me dedicando com todo afinco à melhoria na qualidade das aprendizagens dos estudantes da rede pública do DF. Tenho um grande carinho pelo nosso povo e sonho em ver o Extremo Sul do Piauí desenvolvido. Nossa região sempre foi esquecida pelos políticos do Norte, que chamamos de “Estado de Teresina”, uma vez que os benefícios na infraestrutura são sempre destinados aos municípios próximos à capital”, explicou, sem afirmar se aceitava o desafio proposto pelos piauienses.
O nome da secretária já vinha sendo lembrado pelos piauienses bem antes dela assumir a pasta da educação em Brasília, ganhando mais força agora, após o novo cargo.