Piauí amplia área do cerrado e reduz desmatamento, diz Inpe
Mais de 583 km² do Cerrado piauiense foram desmatados entre agosto de 2020 a julho de 2021, é o que mostra a última nota técnica do mapeamento da supressão de vegetação nativa no bioma elaborado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Se comparado a pesquisa anterior, quando a área total desmatada superou os 880 km², a queda é de 34%, que pode estar relacionada a atualização do novo limite do Cerrado em todo o país.
No Piauí, este bioma saiu de 93,4 mil km² para 132,8 mil km², uma expansão de aproximadamente 39,4 mil km², maior dentre os demais estados brasileiros no mesmo período.
Matopiba
Apesar disso, a análise dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) destaca que, considerando toda a região do Matopiba – que engloba os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins – o desmatamento concentrado foi de 61,3%, um recorde em relação a série histórica Prodes (2002-2021).