Ministério da Saúde dá nota próximo a 10 para a saúde de Bom Jesus
O Ministério da Saúde publicou recentemente os resultados dos indicadores do Previne Brasil do 1° quadrimestre/2024, relacionados a Atenção Básica à Saúde.
Segundo dados do Ministério, a cidade de Bom Jesus-PI, melhorou significativamente o desempenho dos indicadores do Programa Previne Brasil, saltando de 4,93, no terceiro quadrimestre 2020, para 9,52, no primeiro quadrimestre de 2024, ocupando uma das melhores posições no ranking no Estado do Piauí, no atendimento do Programa Saúde da Família.
O foco do Previne Brasil, criado em 2019, é estruturar e fortalecer a Atenção Primaria à Saúde (APS) ampliando o acesso aos serviços, de saúde, melhorando a qualidade da assistência, monitorando os indicadores de saúde.
“Ainda não é o ideal, embora seja animador perceber que avançamos na melhoria destes indicadores, mesmo diante de tantos desafios. A nossa equipe da saúde merece o reconhecimento dos esforços coletivos. Melhoramos, mas queremos e podemos mais,” disse o secretário municipal de saúde, Keppler Miranda.
O secretário ressaltou ainda que para que isso ocorra é preciso manter os avanços, acompanhar de perto os indicadores, melhorar o atendimento e os registros de modo a se consolidar essa tendência de bom desempenho.
A análise de desempenho é feita a partir dos dados registrados da produção de serviços pelas equipes de saúde da APS.
A avaliação de desempenho influencia a transferência de recursos financeiros no âmbito do Previne Brasil, repassados aos municípios, que podem ser melhorados ou piorados a partir dos resultados obtidos.
O prefeito Nestor Elvas observa que apesar da melhoria dos resultados, Bom Jesus deverá avançar mais nos indicadores relativos a atenção primária. “Temos uma gestão e uma equipe competente que pode fazer muito mais para a população bonjesuense,” pontuou.
Para 2025, se reeleito, o gestor sinaliza um investimento robusto na infraestrutura da saúde municipal: aquisição de novos equipamentos, contratação de novos profissionais, construção de postos de saúde, aquisição de veículos; dentre outras conquistas.
Confira abaixo as avaliações do Ministério da Saúde: