DestaqueNOTÍCIASPOLÍTICA

Marcelo Castro sobre aproximação entre Progressistas a base de Lula: “essa palavra impossível não existe”

Os rumores de uma aproximação entre o partido Progressistas (PP) e a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharam destaque recentemente. Essa articulação seria parte de um acordo que envolveria o apoio do PP à candidatura de Lula à reeleição em 2026 e, em contrapartida, garantiria suporte à eleição de líderes do partido em estados estratégicos.

Nesta sexta-feira (22), o senador Marcelo Castro (MDB) comentou os intensos rumores sobre um possível alinhamento do Progressistas ao Governo Federal, bem como a possibilidade da ocupação de um ministério estratégico e apoio à reeleição de Lula em 2026.

“Em tudo na vida essa palavra impossível não existe. Que os rumores estão muito intensos e estão. Então vamos aguardar os acontecimentos para ver em que isso vai dar, mas que os comentários estão muito fortes, estão, tanto em Teresina quanto em Brasília”, disse Marcelo Castro.

Segundo o senador, os comentários indicam que o Ministério da Saúde poderia ser oferecido ao Progressistas, com Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, como principal nome para assumir a pasta.

“É o que está falando, quer dizer, um apoio do Progressistas ao Lula, na sua reeleição, em troca de o PP ocupar um ministério importante. O que está se falando é o Ministério da Saúde, eu não estou avalizando isso, estou contando os comentários e uma das exigências seria a eleição do Ciro Nogueira no Piauí e do Arthur Lira em Alagoas”, afirmou.

Apesar da especulação, Marcelo Castro destacou que não há confirmação concreta sobre as articulações.

“São comentários, o que é que eu tenho de concreto? Nada. Estou falando o que eu ouço falar, que você ouviu falar, que todos nós estamos ouvindo falar. Tanto aqui quanto em Brasília”, concluiu.

Como fica Ciro Nogueira no Piauí?

A possível aproximação entre o PP e a base de Lula, caso confirmada, representaria um movimento político significativo. Atualmente, o Progressistas é comandado pelo ex-ministro da Casa Civil, senador piauiense Ciro Nogueira, que já se posicionou como um dos principais críticos do governo Lula. No entanto, a disputa de lideranças regionais, como a reeleição de Arthur Lira e o fortalecimento de Ciro Nogueira no Piauí, pode influenciar negociações estratégicas entre o partido e o Palácio do Planalto.

A articulação em torno do Ministério da Saúde, caso concretizada, seria uma demonstração de força e influência do Progressistas no Governo Federal, além de fortalecer o partido para campanha presidencial de 2026 e também nas chapas proporcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?