COLUNISTASDestaqueISRAEL GUERRANOTÍCIASOPNIÃO

Coluna Israel Guerra – A missão do cidadão no Encontro das Cidades

* Israel Guerra

Se considerarmos que a política, em seu verdadeiro sentido, é a prática do bem em vista do bem comum, a participação das pessoas exercendo a cidadania, levará a um fortalecimento da democracia e ao fortalecimento das estruturas que ajudem a construir uma sociedade mais justa e solidária no Extremo sul do Piauí.

Claro que não é fácil acreditar que a política possa ser algo honesto, diante de tantos desmandos e tanta corrupção dos políticos profissionais; no entanto, faz-se necessário que todos nós nos conscientizemos do valor da participação, para que os corruptos não permaneçam no poder.

Alguns passos positivos já foram dados no Brasil, devido à participação popular, como a campanha vitoriosa da Ficha Limpa que alterou o dispositivo da Lei Complementar 64/ 1990 para elevar à inelegibilidade políticos corruptos de três para oito anos.

Outro exemplo foi a Lei Contra a Corrupção Eleitoral (Lei 9.840). A Lei da Ficha Limpa e a Lei Contra a Corrupção Eleitoral só foram possíveis devido a campanhas lideradas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e várias outras entidades em favor de uma política séria.

Essas entidades assumem a ética como um elemento fundamental na política, pois, sem uma atitude de respeito pelo social, não é possível construir uma sociedade democrática.

Essas instituições não fazem política partidária, mas trabalham em mobilizar a sociedade em vista de uma política do bem comum.

Nós do Extremo Sul do Piauí, não podemos esconder o desencanto do nosso povo pela política partidária, pois a cada dia a mídia publica medalhões da política envolvidas em esquemas de corrupção. Por sua vez, não faltam vozes a clamar, com evidente razão, por mais ética na política, como exemplo, posso citar os debates no grupo de WhatsApp do Portal Fort Notícias.

E essa ética deve ser manifestada pela classe política com atitudes concretas voltadas ao bem comum. E nós, cidadãos, por nossa vez, somos chamados a não cruzar os braços – pelo contrário: cobrar dos gestores públicos ações que edifiquem uma política transparente e voltada ao bem da coletividade.

Eis a missão de cada cidadão no Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Políticas Públicas; exercer a sua cidadania com vistas no bem comum.

Foi assim, no 1° Encontro em Corrente, e acreditamos que não será diferente no 2º Encontro em Bom Jesus no próximo dia 11 de agosto.

Israel Boaz Lemos Guerra é jornalista, editor do Portal Fort Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br
× Como posso te ajudar?