Ambientalistas criam Movimento para salvar Rio Gurguéia
Por Israel Guerra
“Despertar, Rio Gurguéia” ganha força.
Ambientalistas da cidade de Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio, Eliseu Martins e Alvorada do Gurguéia uniram-se para criar o movimento “Despertar, Rio Gurguéia”.
O objetivo é mobilizar a sociedade destes municípios e de toda área que compõe a bacia hidrográfica do gurguéia, para tomar medidas de revitalização do rio e seus afluentes.
Fazem parte do despertar; ambientalistas, profissionais liberais e entidades de classe. O movimento ainda embrionário já conseguiu realizar reuniões em Colônia, Manoel Emídio e Alvorada.
Eles pretendem ir mais adiante, buscando o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gurguéia, com sede em Bom Jesus, como também de associações de defesa do meio ambiente, como: Fundação Lagoa de Parnaguá (Fulapa), SOS Gilbués e Associação de Meio Ambiente de Corrente (Aspac), entidades que há 20 anos atuam na preservação dos recursos naturais da região e fazem parte do Comitê.
Para o presidente do Comitê, Aridelson Alves, esse movimento é importante para o fortalecimento da luta ambiental na região.
O Gurguéia é o principal rio do Extremo Sul do Piauí, banhando vários municípios, desde São Gonçalo do Gurguéia onde nasce, a Jerumenha onde desemborca no rio Parnaíba.
Segundo Paulo Henrique Bezerra, um dos líderes do Despertar, a ideia é levantar possíveis ações de curto, médio e longo prazo. “Queremos unir todos os atores sociais em prol desta nobre causa, ao final, fazer um documento e cobrar soluções aos órgãos competentes como; Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), Comitê da Bacia Hidrográfica do Gurguéia, Assembleia Legislativa Estadual e Governo do Piauí.
Para Hermes Tuxaua (de Corrente), vice-presidente do Comitê, a criação do Despertar é um exemplo da preocupação da sociedade com a escassez dos recursos hídricos que míngua a cada dia.
No próximo dia 05 de agosto haverá uma reunião em Colônia com a apresentação de painéis onde será mostrado um diagnóstico do rio no trecho entre Alvorada e Manoel Emídio. Na ocasião, serão debatidas algumas ações para revitalização deste importante manancial.
Apoio a iniciativa!
Não podemos deixar o Rio Gurgueia agonizar!