Ex-prefeito de Redenção do Gurguéia preso pelo GAECO vai à reunião na APPM
O ex-prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Parente, voltou a aparecer publicamente após ter ficado vários meses preso. Na manhã desta quarta-feira (2), ele esteve na Associação Piauiense de Municípios (APPM), onde ocorreu um reunião com prefeitos para discutir a liberação e aplicação de recursos do antigo Fundef.
Delano foi cumprimentado por alguns prefeitos e não demorou muito no encontro. Como não é mais gestor, ele certamente não foi até lá para discutir o tema. O ex-prefeito foi preso em julho de 2016 na Operação Déspota, deflagrada pela Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (Gaeco) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
Ele chegou a ser solto semanas depois, mas voltou a ser preso em outubro daquele ano e só deixou a prisão no mês passado. Delano é acusado pelo Ministério Público Estadual (MP-PI) de fraude em licitações, corrupção, superfaturamento e desvio de verbas públicas. Os órgãos de controle estimam que o rombo nos cofres públicos passa de R$ 17 milhões.
Atualmente, o ex-prefeito responde aos processos em liberdade. Ele diz sofrer perseguição do Ministério Público sem embasamento na lei e nega as acusações.