Escolas de Monte Alegre exibem desfile cívico espetacular
Por Israel Guerra
Desfile enche de orgulho os montealegrenses
As escolas públicas de Monte Alegre-PI, realizaram na tarde desta quinta –feira, 7 de setembro, um grande espetáculo de civismo e cidadania.
Com muito entusiasmo e orgulho, os estudantes, num exercício de cidadania, fizeram uma exibição de gala pelas ruas da cidade mostrando a história política, cultural e social do Brasil, do Piauí e do município.
Abrindo o desfile, três estudantes montados a cavalos representando Dom Pedro I, a Imperatriz Leopoldina e José Bonifácio encenavam a Proclamação da República Federativa do Brasil em 1889.
Em seguida o pelotão da Escola João Martins, da localidade Paus, encantava o público com o som magnífico da banda que foi criada a poucos dias do evento.
As bandeiras do Brasil, do Piauí e de Monte Alegre foram exibidas por belas estudantes que no compasso da pequena banda destacavam o principal símbolo do país, do estado e da cidade. As majestosas portas bandeiras abriam alas para a Creche Pequeno Polegar, que trazia nos braços de suas crianças o verde de nossas florestas.
A unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima trouxe para a avenida o tema; Diversidade Cultural do Brasil. Destacando a arte, a dança, as religiões, os jogos olímpicos, a seleção brasileira de futebol e os times que disputam o campeonato montealegrense.
Os alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), contaram a história do desbravamento e criação de Monte Alegre no ano de 1955. Eles homenagearam a família Romão, a mais tradicional da cidade, sendo a primeira a habitar o município. O garimpo, o diamante e a figura do garimpeiro foram destacados, seguido dos ex-prefeitos que administraram a cidade.
O Ginásio estadual Senador Chagas Rodrigues representou Tiradentes, o Mártir da Inconfidência Mineira.
A escola Hugo Napoleão chamou a atenção com a sua faixa “Piauí Terra Querida”, valorizando o potencial da cultura e da arte piauiense; a lenda cabeça de cuia; a judoca Sarha Menezes; a miss Brasil Monaliza; o youtuber Winderson Nunes, o escritor correntino Cândido Guerra e a médica curimataense Lair Guerra, indicada ao prêmio Nobel da Paz.
A Unidade Escolar João Carvalho despertou a atenção do público infantil com o mundo encantado do escritor Monteiro Lobato; os Três Porquinhos, Branca de Neve e Rapunzel.
Os principais traços da cultura nordestina presentes em nossa região, foram lembrados pela Escola Petrônio Portela, que trouxe as festas juninas, as quadrilhas e as comidas típicas.
Contou também a história do cangaço. Vestidos a caráter, os alunos representaram Lampião, Maria Bonita e seu grupo de cangaceiros armados exibindo o chapéu, as carabinas, espingardas e cravinotes, traços marcantes do cangaço.
A criatividade dos professores e alunos na produção do fardamento e das alegorias foi um show à parte, os pelotões destacaram em simplicidade, cores e ideias dos temas.
Foi sem dúvida um grande evento que marcou o resgate cultural das comemorações do dia 7 de setembro. No final da programação o prefeito Davinelson Rosal, agradeceu o empenho dos profissionais da educação e dos estudantes pela brilhante apresentação que encheu de orgulho os montealegrenses.