Pobre e iletrado: é o perfil do piauiense que vai decidir as eleições 2018
Quem vai decidir a eleição do Piauí são aqueles eleitores que ganham menos de R$ 950, acompanhados daqueles que não possuem sequer o Ensino Fundamental completo.
A análise foi feita especialmente para a coluna 8 ou 80 pelo estatístico piauiense Paulo Jales. Confira os dados baseados no plano amostral de Jales em pesquisas de intenção de votos considerando um recorte de mil eleitores entrevistados:
Desses mil, haverão 510 sem o Ensino Fundamental completo e destes, 270 mal sabem ler e escrever. Apenas 75 possuem o Ensino Superior completo.
Já a respeito da faixa de renda, é possível dizer que de um total de mil, 835 ganham, no máximo, um salário mínimo, enquanto apenas sete ganham mais de dez salários mínimos. Desses mil eleitores, 405 têm menos de 35 anos e 170, mais de 60 anos. Vale lembrar que o Estado possui 2.382.701 eleitores aptos a votar no pleito de outubro.
Resumo da ópera: não se ganha eleição em grupo de Whatsapp ou caixa de comentários do Facebook. O eleitor piauiense médio é humilde e iletrado. E é preciso levar em conta o que esse eleitor quer para poder saber quem vai sentar na cadeira de chefe do Executivo estadual a partir de 2018.
Texto curto, conciso, direto.
Uma verdade.
Triste pelas questões sociais não resolvidas neste país de faz de conta…
Rezeos para que o tesultado seja o melhor para todos!