Catedral de Bom Jesus virou “ponto de romaria” de fiéis no adeus ao bispo Dom Ramóm
A Catedral Nossa Senhora das Mercês, localizada no centro da cidade de Bom Jesus-PI, virou “ponto de romaria” do povo de Bom Jesus e cidades vizinhas, para participarem do velório do bispo emérito da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramóm López, que morreu neste último dia 28 de abril, na cidade de Teresina, onde estava em tratamento de saúde.
O velório começou no dia 29 de abril, desde então, a cada duas horas, os fiéis se revezam para assistirem missas de corpo presente que seguem até amanhã 1º de maio, quando será sepultado.
Ontem a noite a igreja estava lotada para a missa que começou as 19:30h, após a missa, muitas pessoas seguiam rumo ao caixão para o último adeus à Dom Ramóm que será enterrado amanhã dentro da Catedral num espaço reservado aos Bispos.
Trajetória
Dom Ramón López nasceu em Sarria, na Espanha, no dia 31 de agosto de 1937. A ordenação presbiteral aconteceu em 10 de abril de 1960 e sua Ordenação Episcopal aconteceu em 27 de maio de 1979 em Roma, na Itália.
Dom Ramón chegou em Bom Jesus com os padres Alfredo e Criostóbal no dia 03 de março de 1967. Veio para integrar a casa de Corrente, mas Dom José, percebendo que lhe poderia ser mais útil, o destinou a Bom Jesus em 1969, para cuidar do Seminário Diocesano. Em 20/05/1969 foi nomeado Vigário Cooperador.
Dom Ramón foi então escolhido pelo Papa João Paulo II para ser o sucessor de Dom José Vasquez Diaz na Diocese de Bom Jesus-PI.
Atuou como Bispo Auxiliar na Diocese de Bom Jesus de 1979 a 1989 (10 anos) e como Bispo Diocesano de 1989 a 2014 (25 anos). Escolheu como Lema Episcopal: “Servire Non Serviri”.
Dom Ramón López Carrozas deu um impulso a Diocese nas Pastorais, promovendo reuniões e encontros de leigos e padres, grandes celebrações nas datas mais destacadas da Diocese. Hoje são 22 Paróquias todas providas de Párocos.