Coluna Hélvia Paranaguá – O Estouro da Boiada
* Hélvia Paranaguá
Como cresci no meio rural, aprendi bem cedo o significado do estouro da boiada e hoje me vi pensando sobre esse fenômeno.
Quando uma boiada estoura, os animais levam tudo no peito, arrebentam cercas, quebram galhos de árvores, atravessam riacho, passam por cima de pedras e qualquer coisa que encontram no caminho e só param quando ficam exauridos. Os vaqueiros que conduzem a boiada perdem completamente o controle e até mesmo um rebanho dócil e adestrado, não atende ao aboio ou ao toque do berrante do condutor.
O estrago que deixam ao longo do caminho é assustador, por vezes reses mais fracas são pisoteadas e servem de alimento para urubus e carcarás.
No livro Os Sertões, Euclides da Cunha relata que o estouro começa com “o súbito voo rasteiro de uma araquã ou a corrida de um mocó esquivo”. A verdade é que apesar de saberem dos riscos, os vaqueiros ou tropeiros são sempre surpreendidos.
Mesmo sabendo dos riscos de um estouro de boiada, ainda prefiro a jornada em grupo do que como cantou Dominguinhos e Gilberto Gil: não quero ser “rês desgarrada nessa multidão boiada caminhando a esmo”.
Não sei se é impressão minha mas ouvi um canto de araquã se aproximando…
Portanto, é de fundamental importância que pesquisemos sobre os candidatos, observando sua proposta, seu passado, com o olhar posto no que é melhor para o Estado e para o Brasil, sem paixões partidárias ou interesses meramente pessoais.
A democracia brasileira depende de nós, unidos, em defesa dela.
* Hélvia Paranaguá é natural de Corrente – Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Graduada em Letras/Inglês pela Universidade de Brasília- UnB, Pós-graduada em Ensino da Língua Estrangeira Moderna – LEM pela USP de Curitiba, Pós-graduada em Administração do Turismo em Núcleos Receptores pela Escola de Comunicação e Arte – ECA da USP, Pós-graduada em Administração Pública- CIPAD pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestranda em Educação Pública pela Universidade de Brasília, Exerceu cargo de Secretária na Secretaria Extraordinária de Educação Integral do DF.
excelente texto, atual digno de compartilhamento!!
Lindo texto!
Explicativo, direto e reto.
Parabéns Profa° Hélvia!