Quadrilhas encantam o público no São João do Vale do Gurguéia em Bom Jesus
Por Israel Guerra
A primeira noite de apresentação das quadrilhas estilizadas no Circuito Junino de Bom Jesus foi de muito brilho e encantamento.
O público lotou as arquibancadas para prestigiar o maior espetáculo da cultura nordestina na região Sul do Piauí.
Ontem, apresentaram a Junina Pancadão Progresso da localidade Brejo, a Junina Progresso (ambas de Currais-PI), a Gurguéia de Bom Jesus-PI e a Junina Flor de Castro, da cidade de Cristino Castro.
A Junina Gurguéia com o tema: “Da Ganância ao perdão”, com seus 40 componentes contou a história bíblica do filho pródigo (Lucas:15) e levou uma mensagem de valorização da família, tendo na figura do homem (pai), o equilíbrio familiar. Com a cor rosa-choque predominante, chamou a atenção do público que vibrava no ritmo das coreografias.
A Junina Flor de Castro com o tema: “Da Magia á Esperança”, silenciou a plateia, causando um enorme suspense para o desabrochar da flor de castro, mostrando ao público o início da vida.
Uma apresentação de muitos mistérios e magias. As cores vibrantes das alegorias, a alegria irradiante dos figurinos e a diversidade dos passos, faziam o público levantar para aplaudir de pé e aguardar a próxima atração. Um espetáculo diferente, nos ritmos do rei do baião, Luiz Gonzaga.
O rei do cangaço Lampião, e sua mulher, Maria Bonita, foram lembrados por todas as quadrilhas, que falavam do cangaço e do xaxado, um marco na história nordestina.
A Junina Progresso da cidade de Currais, contou o sofrimento do retirante nordestino fugindo da seca e da fome. Tematizou: “O São João no Sertão com suas Cores e Tradições de Ritmos”. A Gurguéia e a Flor de Castro são as primeiras classificadas para a disputa final.
O Circuito Junino do Vale do Gurguéia segue com mais atrações nas noites de hoje e amanhã.
Lindas!!! Parabéns as equipes organizadoras, prefeitura e essas beldades .o importante nunca perder essa tradição.infelizmente não assisto pessoalmente.mas sempre acompanhado.tds de parabéns